3ª live Campeões do Ranking ABRAS traz as trajetórias dos líderes do Giassi e Savegnago

Leia em 8min

   

 

 

 

 

 

 

A terceira live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 realizada na quinta-feira (13), contou com histórias de perseverança e sucesso das redes supermercadistas Savegnago e Giassi. Na oportunidade os líderes Chalim Savegnago e Zefiro Giassi falaram de suas trajetórias como empresários e das metas para os próximos meses. Mediada pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, e pelo vice-presidente, João Galassi, a live contou, mais uma vez, com os patrocínios especiais da Nestlé, representada pelos gerentes de Vendas, Paulo Rodrigues e Carlos Ramos, e do Festival Vinhos de Portugal, com o especialista em vinhos Carlos Cabral.

 

O presidente João Sanzovo falou durante o evento da oportunidade única que a ABRAS tem proporcionado ao setor com a realização das lives, e ressaltou a relevância do bate-papo ao vivo com os líderes do Giassi e Savegnago nesta quinta-feira. "Quanta experiência e conhecimento. Nossos convidados nos deram grandes exemplos de vida e de administração."

 

A live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 é uma série, coordenada pelo superintendente Márcio Milan, que teve início no dia 23 de julho. O objetivo é trazer, semanalmente, as experiências e visões empreendedoras dos líderes das 20 maiores empresas supermercadistas do Brasil.

 


História

 

A rede Savegnago Supermercados, 11ª no Ranking ABRAS, teve início na década de 1970, na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo. Conta atualmente com 49 lojas no estado, 9,8 mil funcionários, além de atuar também com postos de combustíveis e Centros de Distribuição.

 

"Iniciamos em 1976, meu pai tinha uma máquina de arroz na cidade de Sertãozinho (SP), e começou a ver que esse modelo de negócio estava terminando, com a cana tomando conta da região. Como ele era fornecedor de supermercados, vendeu a máquina e comprou a primeira loja de 300 metros quadrados, e dividiu entre os quatro filhos. Eu tinha 17 anos, precisei ser emancipado para ser sócio dele. Até 1986 seguimos juntos. Depois, um irmão saiu da sociedade, meu pai também, e eu continuei. Nos anos 80 começamos a expansão fora de Sertãozinho. Hoje, temos duas Holdings familiares, uma minha e dos meus filhos, e a outra do meu irmão e meus sobrinhos."

 

Neto de italianos, Zefiro Giassi conta que a história da rede Giassi Supermercados, 19ª no Ranking ABRAS, começou em 1960 em Içara, Sul de Santa Catarina, quando ele trocou a sala de aula, onde lecionava, para abrir uma pequena loja de tecidos e ferragens, na época chamada de Secos e Molhados. Com o desenvolvimento da região, diversificou os negócios: os tecidos foram substituídos por materiais de construção, e a loja passou a oferecer gêneros alimentícios. Em 1968 inaugurou a primeira filial, na cidade de Araranguá, e em 1970 deixou o atendimento de balcão para ingressar no autosserviço, surgindo assim o primeiro supermercado Giassi.

 

"Iniciei com dinheiro emprestado e muita dificuldade, e com o objetivo de atuar com capital próprio e honrar sempre os meus compromissos. Somos uma empresa familiar, atuamos em 10 cidades de Santa Catarina, com 17 lojas no estado, três no formato atacarejo, que somou a nossa força junto com aos fornecedores. Contamos com Centro de Distribuição, Frigorífico e Central de Beneficiamento de Cereais. Somos muito apegados ao atendimento, mesmo no atacado conseguimos fazer uma aproximação com os nossos clientes", destaca Giassi. 


Pandemia

 

Para as lideranças do Giassi e Savegnago a pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe desafios como a adaptação das lojas, restrições nos horários de funcionamento, devido à decretos municipais, mesmo o setor supermercadista sendo atividade essencial, e também oportunidades, com os avanços tecnológicos.

 

"Passamos por muitas crises, em uma delas, no Plano Cruzado, chegamos a perder 60% do nosso estoque. Mas sempre enxergamos as crises como oportunidade para desenvolver, e atribuo o nosso crescimento às horas mais difíceis. O mundo todo está envolvido em combater a pandemia e no desenvolvimento de tecnologia. Se não formos rápidos na adaptação, não chegaremos lá. Com uma equipe preparada e disposta a mudar iremos superar as dificuldades. Logo isso passa, e teremos dias melhores e mais promissores", destaca Zefiro Giassi.

 

Mesmo com a pandemia, a rede Savegnago manteve seu projeto de expansão previsto para 2020 no interior paulista. "Tínhamos um plano traçado para este ano, duas lojas em Campinas, a segunda loja em Limeira, e a quarta loja de Araraquara. E decidimos seguir em frente, com um pouco de atraso nas inaugurações, devido à pandemia. Passamos por controle de acesso, decretos municipais determinando o horário de funcionamento. Nunca imaginei inaugurar uma loja e ter que segurar o cliente lá fora. Mas continuamos insistindo no nosso plano de expandir, nas reformas de lojas, e em tudo o que estava planejado para 2020. Estamos investindo em tecnologia, em pessoas, e abraçando todas as pontas para fazer um projeto sustentável e seguro de crescimento", disse Chalim Savegnago.

 

Ele falou ainda do crescimento do e-commerce, que tem sido impulsionado pela crise, e defendeu a parceria entre a indústria e os supermercados para alavancar o mercado online nesse momento. "Deveríamos atuar todos juntos. Estamos próximos do cliente, temos lojas, um mix diversificado e podemos ser parceiros", ressaltou o líder do Savegnago.

 

Expansão

 

Em relação aos planos e projetos para os próximos meses, Zefiro Giassi disse durante o evento virtual que a rede sempre manteve uma posição mais conservadora em relação à expansão de lojas. "Nosso objetivo sempre foi inaugurar uma loja por ano, temos conseguido isso, e iremos continuar."

 

Para 2021, Chalim Savegnago projeta as inaugurações da quinta loja em Franca, e da terceira loja na cidade de Limeira. Já em relação ao atacarejo, modelo em plena expansão no setor, o empresário diz não estar entre as prioridades da empresa. "Mesmo com 49 lojas, ainda não temos projeto a curto prazo para o atacarejo. Quando meu pai saiu da máquina de arroz, ele não aguentava mais ser atacadista, queria servir, vender para o consumidor final, e criamos essa cultura", destaca.

 

Patrocinadores

 

A Nestlé está patrocinando as lives Campeões do Ranking ABRAS desde a primeira edição. Nesta quinta-feira (13), a empresa foi representada pelos gerentes de Vendas Paulo Rodrigues e Carlos Ramos. De acordo com o coordenador do evento, o superintendente Márcio Milan, com esse apoio a empresa tem papel fundamental, juntamente com a ABRAS, na geração de informações preciosas ao setor supermercadista. "Sem dúvida, a Nestlé está nos ajudando a construir uma importante história no setor."

 

O gerente de Vendas, Paulo Rodrigues, destacou em seu depoimento a importância dos supermercados. "Saúdo os supermercadistas, que nos momentos mais difíceis das últimas décadas mantiveram suas operações, garantindo o atendimento à sociedade. É legitimamente um serviço essencial, formado por empresários que são exemplos na nossa sociedade. A classe supermercadista é um exemplo de um Brasil que dá certo", declarou o gerente.


O gerente Carlos Ramos apresentou as novidades da Nestlé para o terceiro trimestre de 2020, com novos sabores e versões de biscoitos, chocolates, leite em pó, creme de leite, patês, entre outros. Na oportunidade, ele também falou da relevância da live dos Campeões para o setor. "É um prazer participar desse evento e ouvir todas essas histórias de sucesso. É muito bom ver pessoas superando desafios. Não é nada fácil ser supermercadista."


Também desde o começo no patrocínio da live dos Campeões, o Festival Vinhos de Portugal, que irá acontecer no Brasil de 23 de outubro a 1º de novembro, foi representado pelo especialista em vinhos portugueses, Carlos Cabral. Em sua participação ele falou da importância da construção de uma história promissora como as das redes Giassi e Savegnago. E ressaltou a qualidade dos vinhos portugueses e a relevância do Festival Vinhos de Portugal na geração de oportunidades de vendas para o setor.

 

"Os supermercados são responsáveis por 75% das vendas de vinhos no Brasil. Outubro é um mês com poucas campanhas e promoções no setor supermercadista, porque antecede a Black Friday, que é novembro, e o Natal e  o Ano Novo, em dezembro. Um período bem interessante. Além disso, a loja ganhará toda a decoração e publicidade do festival."

 

Próxima edição

 

Na próxima quinta-feira (20) acontece a 4ª edição da live dos Campeões do Ranking ABRAS 2020 com os líderes Jovino Campos, presidente dos Supermercados Bahamas, e Marcio Blanco do Valle, diretor-presidente da Cooperativa de Consumo (Coop). Em breve, mais informações do evento no site da ABRAS e nas redes sociais da entidade.

Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS 2020.


Clique aqui e veja a gravação da live no Youtube da ABRAS.

 

 

Comunicação Abras



 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais