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Os escritores e filósofos Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerraram a programação da 54ª edição da Convenção ABRAS, na quarta-feira (28), debatendo tendências de consumo sob a ótica do tema do evento "Jornada 360° - Ecossistema e Inovação". Com mediação do presidente João Sanzovo Neto, as discussões alertaram para o crescimento da população com mais de 50 anos e a necessidade de empresas pensarem em estratégias voltadas para esse público. E debateram ainda a capacidade de adaptação para se manter otimista durante a pandemia.
A sociedade está em plena transformação e de acordo com Pondé é preciso se adequar às novas realidades que estão surgindo. "A maternidade virou um passivo, e diante do ativo que é a formação profissional para as mulheres, a tendência é se afastarem da maternidade ou terem somente um filho. E isso terá um grande impacto em todos os níveis da sociedade, causará uma redução de jovens. Teremos mais idosos, e é preciso pensar em consumo e comportamento no ponto de vista sociológico e social, com um olhar dialético, que oferece uma percepção mais concreta da realidade", declara.
O filósofo ressaltou ainda que a maior inclusão das pessoas com mais de 50 anos no mercado de consumo dependerá de análises mais elaboradas. "É necessário olhar para eles não pelos olhos de um profissional de 26 anos. As pessoas com mais idade buscam circular menos pelas cidades, querem os serviços mais perto. São experientes e exigentes, conhecem melhor a vida. É necessário que o varejo estruture os espaços para esse público, seja espaço físico, cognitivo ou no sentido estético, como por exemplo, não ficar colocando na área de venda músicas barulhentas, porque essas pessoas costumam ter percepção estética diferente de alguém com 17 anos."
Leandro Karnal também reforçou que o futuro será das pessoas com mais de 50 anos e não apenas no mercado de consumo, como também no mercado de trabalho. E que as empresas precisam se atentar ao comportamento desse público. "Estará mais apto para as tendências do futuro quem tiver maleabilidade, resiliência e maior capacidade de adaptação, e parar de fixar em paradigmas passados."
Pandemia
Leandro Karnal destacou em sua apresentação a imprevisibilidade da pandemia do novo coronavírus, que pegou empresários de todo mundo de surpresa. E disse que não é a força que garante a sobrevivência de uma empresa nos momentos de crise, e sim a capacidade de adaptação. "Se eu não me adapto rapidamente eu desapareço, independente do meu tamanho e da minha solidez."
Karnal citou ainda três atitudes negativas nos momentos de crises que podem resultar na falência dos negócios. "A primeira, é a postura negacionista, de quem não acredita na crise. A segunda, é formada pelos histéricos, aumentam o potencial da crise e não enfrentam questões concretas. E a terceira, são os saudosistas que ficam olhando para o passado. O ideal é o otimista estratégico porque vai ter clareza com o que deve ser feito."
De acordo com os painelistas as estratégias de venda na pandemia devem seguir a forte demanda do público pela segurança. Setores que fornecem alimentos, produtos em geral terão que transmitir na propaganda, na ação, e na configuração do comércio muita higiene e cuidados.
Tecnologia
Durante o painel Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal falaram da revolução tecnológica no mundo e da inteligência artificial que tem tomado conta do mercado de consumo, rastreando dados para oferecer ações de vendas mais assertivas, e que já vem substituindo mão de obra no mercado de trabalho em diversos setores. E destacaram que, cada vez mais, será preciso a adaptação das empresas ao mundo da tecnologia.
"Isso é resultado da própria intenção do consumidor, que quer serviço, velocidade, prontidão e eficiência. É justamente a capacidade de identificar esses dados que faz com que os servidores consigam saber o que a pessoa quer na velocidade e na forma que a pessoa espera", destaca Pondé.
"Há seis meses eu olhei uma passagem para uma cidade que eu estava querendo ir, e até agora ainda estou recebendo publicidade desse lugar. O algoritmo e os robôs estão substituindo funções mecânicas e repetitivas, que não demandam ética, inteligência e estratégia. A inteligência artificial está substituindo motoristas, ascensoristas, e até bancários por sistemas automáticos e é o futuro", destaca Karnal.
Finalizações
O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, finalizou o painel agradecendo os painelistas e chamando a atenção dos telespectadores para o sucesso da Convenção ABRAS 2020, que contou com quase 10 mil acessos nos três dias de evento. Sanzovo também fez agradecimento especial às empresas que dividiram com a ABRAS o projeto da Convenção virtual. "Gostaria de agradecer todos os nossos patrocinadores. Vocês foram fundamentais para o sucesso do nosso evento".
Ele também agradeceu toda a equipe da Associação Brasileira de Supermercados em nome do superintendente, Marcio Milan, a diretoria da entidade, em nome do primeiro vice-presidente, João Galassi, e as associações estaduais de supermercados pela parceria no fortalecimento da ABRAS.
Patrocinadores
A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento contou com grandes empresas patrocinadoras:
Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam
Expositor Premium: Consinco by Totvs, Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.
A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.
Comunicação ABRAS