Clientes da instituição do Rio Grande do Sul passarão a acessar serviços públicos por aplicativo bancário. Serviços do governo estadual também estarão disponíveis
Quem pensou que aplicativo de banco e home banking serviam só para transações bancárias e financeiras equivocou-se. Com uma solução criada e difundida pelo Ministério da Economia (ME), essas duas ferramentas virtuais do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) passam agora a oferecer aos usuários acesso ágil aos serviços públicos digitais, tanto os do governo estadual quanto do Governo Federal. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (5/11), durante evento virtual.
É a conexão das plataformas dos governos federal e estadual com o banco que permite a autenticação de cidadãos cadastrados na instituição financeira. O acesso ao portal do Governo Federal é possível em virtude do Acordo de Cooperação Técnica entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, ao qual o Banrisul formalizou adesão. Os 25 milhões de clientes do Banco do Brasil já contam com essa facilidade desde abril deste ano.
“Com a integração do Banrisul ao portal do Governo Federal e, também muito importante, ao portal do governo do Rio Grande do Sul, os clientes do banco poderão acessar todos os serviços públicos federais e estaduais usando a sua senha e o seu login de correntista do banco”, explica o Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro. “É uma simplicidade enorme, porque o cliente do Banrisul não vai precisar mais lembrar nome de usuário e senha ou fazer cadastros adicionais em sistemas de governo. Simplesmente, com a sua credencial bancária de correntista, poderá acessar todos os serviços. O que queremos é que a transformação digital esteja ao alcance das pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana, na palma da mão”, ressalta o Secretário.
Entre os principais serviços ofertados digitalmente pelo Governo Federal estão a Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital e o Meu INSS.
Ambiente seguro
A facilidade estará disponível em ambiente seguro, onde os correntistas com autenticação bancária não precisem criar novas senhas no acesso aos serviços públicos digitais. Com a integração do Banrisul aos dois portais, os clientes do banco gaúcho passarão a usar o acesso do próprio aplicativo Banrisul Digital e do home banking.
O evento contou com a presença do Secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; do Diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel; da Diretoria e executivos do Banrisul, e de jornalistas, além de Monteiro.
“É um dever do Estado promover ações de desburocratização e empreender todos os esforços para atender os cidadãos da forma mais fácil e conveniente possível. Esta é, sem dúvida, uma medida que caminha nesse sentido, uma vez que os correntistas do Banrisul passarão a ter seu acesso simplificado aos portais”, destaca Gastal.
Para o Presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, o banco assume posição de vanguarda na transformação digital ao ser o segundo do país a oferecer a inovação aos clientes. “No atual cenário de pandemia em que vivemos, essa solução que o Banrisul desenvolveu em parceria com a Secretaria de Governo Digital, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e o Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Estado trará para uma grande parte dos cidadãos gaúchos, clientes do Banrisul, um avanço em termos de agilidade e comodidade para que possam efetuar serviços nos portais dos governos federal e estadual de forma segura e digital”, frisa.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Banrisul
Fonte: Ministério da Economia – 05/11/2020