O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) iniciou, nesta segunda-feira (3/5), pela 2ª Turma, a digitalização dos processos físicos das unidades jurisprudenciais de segundo grau dentro de parceria com a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). Em solenidade no salão nobre do prédio-sede, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, recebeu simbolicamente das mãos da presidente da 2ª Turma, desembargadora Maria das Graças Viegas Paranhos, o primeiro volume processual a ser digitalizado.
A partir de agora, e ao longo dos próximos meses, todo o acervo físico das Turmas e gabinetes do Regional fluminense será migrado, progressivamente, para ambiente 100% online, o que facilitará o acesso de advogados e partes interessadas, principalmente, nesses tempos de pandemia. A ordem de avanço do processo de digitalização pelas unidades seguirá o critério de antiguidade do magistrado à frente da Turma. O presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado (Caarj), Ricardo Menezes, foi um dos presentes no ato simbólico, representando a advocacia.
Produtividade - Somente durante o período de pandemia, entre os dias 16 de março do ano passado até o último 29 de abril, o Regional fluminense registrou mais de 2.197 milhões de despachos, 405.560 decisões, 372.938 julgamentos, 103 acórdãos e 160.881 alvarás expedidos, totalizando mais de R$ 2.1 trilhões em valores pagos. A digitalização será executada por empresa terceirizada que foi instalada dentro da sede do TRT/RJ, facilitando a condução e o contato com as unidades de segundo grau a fim de agilizar o serviço.
Audiências híbridas - Além da digitalização, a gestão do TRT/RJ vem adotando outras medidas visando o início da retomada. Entre elas, a adaptação de salas do prédio-sede (da Avenida Antônio Carlos) para receber com segurança para as partes, advogados, magistrados e servidores, as audiências híbridas ou presenciais no âmbito das 82 Varas do Trabalho da capital. Foram criadas duas salas de audiências, no 13º andar do prédio-sede (ala norte), equipadas com notebooks e anteparos de acrílico. Além disso, as salas de sessões de julgamento das 10 Turmas e das sessões especializadas (como, por exemplo, a Sessão Especializada em Dissídios Individuais - Sedi), ganharam anteparos de acrílico com a mesma finalidade.
Fonte: TRT 1ª Região – 03/05/2021