Gov.br passa a contar com página de informações detalhadas sobre a Covid-19

Leia em 3min 10s

 

Dados são atualizados pelo Ministério da Saúde e incluem o acompanhamento da distribuição e aplicação de doses em todas as Unidades Federativas e municípios

 

Como parte das ações da campanha nacional de prevenção e de vacinação contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (12/5), página com dados sobre a Covid-19. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos a informações sobre a pandemia no país. Já disponível na plataforma gov.br, traz importantes dados, como, por exemplo, a classificação do Brasil em 4º lugar em relação aos outros países em imunização de pelo menos uma dose de vacina. A página é uma iniciativa conjunta entre Presidência da República, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

 

No evento de lançamento, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília (DF), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresentou a médica infectologista Luana Araújo como secretária de Enfrentamento à Covid-19 e anunciou a campanha com a presença do Zé Gotinha e toda sua família. A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi criada para centralizar as ações e possibilitar um diálogo maior entre os entes envolvidos no combate à pandemia. Dentre as principais atribuições da nova área está a coordenação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

 

“O Ministério da Saúde é e sempre foi a melhor referência para dados, em relação não só à pandemia da Covid-19, mas às outras moléstias que espreitam a nossa sociedade. Também é referência para nos comunicarmos melhor com a sociedade brasileira”, destacou Queiroga, na cerimônia que contou com a participação dos ministros da Cidadania, João Roma; e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

 

Até o momento, 76,9 mil doses de vacinas já foram distribuídas aos estados e municípios e 48,1 mil já foram aplicadas, conforme o Ministério da Saúde. Na página lançada nesta quarta-feira, o cidadão tem acesso às informações específicas de cada unidade da Federação, como número de doses distribuídas e aplicadas, além do recurso destinado pelo governo federal, separadamente, para o combate à pandemia.

 

A página Covid-19 traz ainda informações sobre as formas de transmissão, de prevenção e de controle do novo coronavírus. Pela plataforma, o internauta também pode acompanhar o status das vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações e os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

“O gov.br já é uma das maiores plataformas de governo do mundo e entrega 4,3 mil serviços públicos a 100 milhões de brasileiros. Neste momento, de lançamento da nova página sobre a Covid-19, reafirmamos a transparência de nossas ações e a priorização do combate à desinformação”, destacou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

 

Transformação Digital

A nova página é um ambiente de acesso livre a qualquer cidadão e está integrada ao gov.br, plataforma única do governo federal, e ao Datasus, do Ministério da Saúde. “O governo está promovendo uma grande transformação digital para facilitar a vida das pessoas e acelerar o desenvolvimento do Brasil, e isto inclui a saúde dos brasileiros. Nossas soluções digitais aumentam a disponibilidade de serviços públicos aos cidadãos, elevando a eficiência na implementação das políticas públicas”, afirmou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

 

“Durante a pandemia, ficou evidente o impacto da transformação digital na vida dos brasileiros. Destaco o engajamento e a agilidade das equipes dos Ministérios da Saúde, Economia, Comunicações, da Secretaria Geral e do Serpro para criar a nova página no gov.br”, acrescenta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

 

Fonte: Ministério da Economia – 12/05/2021

 

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais