Índice Nacional de Consumo ABRAS registra alta de 7,06% no primeiro trimestre

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O Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros (INC) registrou 7,06% de crescimento real (deflacionado pelo IPCA-IBGE) no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados. 

No mês de março, o INC apresentou alta de 11,11% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020 o crescimento registrado foi de 4,31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), em coletiva de imprensa.

 

“O resultado deste primeiro trimestre reflete o cenário pandêmico consolidado com o fim da MP 936 e a volta ao normal da suspensão de trabalho e redução da jornada, e maior consumo dentro dos lares devido ao avanço da pandemia, com novas restrições de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e maior isolamento social. O crescimento de março em relação ao mês de fevereiro foi impactado pelo efeito calendário, com três dias a mais de consumo”, declara o vice-presidente Institucional de Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.

 

Abrasmercado 

Em março, o indicador *Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de largo consumo nos supermercados, apurado em parceria com a GfK, registrou alta de 0,70% na comparação com fevereiro, passando de R$ 633,38 para R$ 637,82.  No acumulado dos 12 meses o valor da cesta subiu 22,75%.

 

As maiores quedas nos preços da cesta de março foram registradas nos produtos: batata, - 11,75%; tomate, - 11,36%; queijo muçarela, -3,23%; queijo prato, -2,26%. As maiores altas foram nos itens: ovo, 6,64%; arroz, 4,30%; carne dianteiro, 3,25%; feijão e farinha de mandioca, 2,60%.

 

Regiões

As regiões Sudeste e Centro-Oeste foram as únicas que registraram queda no valor da cesta Abrasmercado, -1,00% e -0,13%, respectivamente. A cesta do Sudeste passou de R$ 614,72 para R$ 608,55 e a do Centro-Oeste de R$ 597,75 para R$ 596,98.   


*A cesta Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais vendidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.


Veja aqui a apresentação da coletiva na íntegra. 


 Comunicação ABRAS

 

 


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