GS1 BRASIL leva a revolução do Código 2D para a Convenção ABRAS 2022

Leia em 2min 40s

O tema da Convenção ABRAS 2022 é "A nova economia supermercadista" e a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil leva para esse encontro anual a nova tecnologia que representa uma revolução nas relações de negócios em todos os elos da cadeia de abastecimento - o Código 2D ou bidimensional.

 

Nos dias 19 e 20 de setembro, a cidade de Campinas (SP) sediará a convenção que revela todas as tendências do setor supermercadista, um complexo ecossistema que passa por constantes transformações como, por exemplo, programas de fidelidade, comércio eletrônico, serviços digitais, serviços financeiros e autoatendimento. Esse, por sinal, evoluindo rapidamente com a colaboração do Código 2D, que proporciona ao consumidor mais exigente todas as informações que ele precisa para garantir segurança em suas compras e melhores experiências.

 

No estande da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil o visitante vivencia, na prática, como funciona a leitura do Código 2D para obter informações como data de validade, lote, número de série, dados nutricionais, entre outros. Enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional pode conter milhares de dígitos, além de permitir a impressão em uma área muito menor na embalagem.

 

"Os códigos de barras bidimensionais causam uma revolução na rotina de automação com o aumento da capacidade de armazenar muito mais dados, além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos", destaca o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira. Na opinião de Oliveira, "a capacidade de capturar, armazenar e processar a infinidade de dados que são gerados diariamente se tornou fator fundamental para a sobrevivência das empresas e para melhorar a qualidade de vida das pessoas".

 

Novas possibilidades


A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apoia o mercado para a transição do código de barras linear para o bidimensional e explorar as novas possibilidades de negócios agora e no futuro. A expectativa é de que indústria e varejo percebam uma mudança surpreendente nos processos mais simples de gestão e controle de estoques, monitoramento da data de validade e prevenção de perdas. Para os consumidores, as novidades começam na garantia da autenticidade dos produtos e melhor experiência de compra. Esta simples mudança do código estampado nas embalagens conecta rapidamente todos os elos da cadeia de suprimentos de forma rápida, segura, transparente e sustentável.

 

Nesse link, há um vídeo explicativo sobre essa mudança

 

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil


A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1

 


Veja também

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 7,75% em julho

Variação de preços do índice Abrasmercado atinge menor patamar no ano e preços de ali...

Veja mais
ABRAS e Imaflora criam Protocolo para rastrear origem de carne da Amazônia

Padronização serve para identificar se frigorífico atua em área de desmatamento   Var...

Veja mais
Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, participou do II Fórum Supermercadista do RN, promovido pela ASSURN

Nesta terça-feira, o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, participou do II F&oa...

Veja mais
Presidente João Galassi pede união do setor em seu discurso na abertura da Expoagas

União das estaduais para fortalecer o setor marca fala do presidente, João Galassi, na abertura da Expoaga...

Veja mais
Uma responsabilidade de todos!

  Talvez essa seja a grande mensagem deixada pelo VP da ABRAS, Marcio Milan, durante sua participaçã...

Veja mais
Consumo nos Lares Brasileiro encerra o semestre em alta de 2,20%

  No período, o consumidor optou por produto marca própria do supermercado que tem preço, em ...

Veja mais
Novo estatuto da ABRAS amplia competências da entidade

Dando continuidade aos atos para a criação e implementação dos Ativos Setoriais ABRAS &ndash...

Veja mais
Consumo nos Lares cresce 2,02% até maio, aponta indicador da ABRAS

Queda da inflação em maio refletiu em menor variação nos preços da cesta de alimentos...

Veja mais
Presidente João Galassi, enaltece potencial agrícola em sua fala na abertura da Superbahia 2022

Em sua participação na abertura da Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuido...

Veja mais