Retail media: o presente e o futuro do varejo

Leia em 3min

“Nosso grande desafio é convencer o fornecedor sobre a importância do retail media”, declarou a diretora de marketing e trade marketing Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas

O retail media, ou mídia de varejo, está se consolidando como uma das principais estratégias para impulsionar resultados no setor supermercadista brasileiro. Em um painel mediado pela diretora de marketing e trade marketing da Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas, especialistas do setor compartilharam experiências, desafios e perspectivas sobre o tema.

O gerente de marketing do grupo Bigbox/Ultrabox, Felipe Correia, destacou a necessidade de apresentar dados concretos para convencer empresários sobre a relevância do retail media. “Você tem que trazer dados para convencer o empresário da importância do retail media”, afirmou. A gerente nacional de trade marketing do Grupo Pereira, Thaís Bastos, complementou ressaltando que hoje é possível mapear todo o comportamento dos clientes nas lojas e compartilhar essas informações com os fornecedores, sempre respeitando a LGPD. “O resultado é a entrega de valor ao cliente”, explicou Thaís, reconhecendo que trazer esse tipo de mídia para os fornecedores ainda é um grande desafio, especialmente para os de menor porte.

Cintia Vegas reforçou que o maior obstáculo está justamente em convencer os pequenos fornecedores, já que os grandes já reconhecem o retorno do investimento em retail media.

Quando questionados sobre as áreas envolvidas na implementação do retail media, Thaís apontou o setor comercial como protagonista, mas destacou também a importância do marketing e do CRM. Felipe acrescentou que a operação é fundamental para garantir a execução das ações no ponto de venda, além do papel do financeiro em mensurar o retorno dos investimentos. “Hoje temos ferramentas que são enviadas para a operação trazer o registro da execução do retail media na loja, a comunicação”, explicou Felipe.

Cintia compartilhou que, em sua empresa, são realizadas reuniões mensais envolvendo comercial, marketing, TI, operação e até mesmo o jurídico, promovendo uma sinergia essencial para o sucesso das iniciativas de retail media.

O futuro do retail media, segundo os especialistas, está cada vez mais integrado ao ambiente físico das lojas. Thaís acredita que a tendência é ir além dos sites, marketplaces e redes sociais, levando a mídia para o piso de loja, com o apoio de parceiros tecnológicos e startups que buscam soluções inovadoras. Ela também mencionou a ideia de criar um hub envolvendo todas as áreas para aprimorar o trabalho com retail media.

Felipe relatou que, após a pandemia, houve um aumento significativo no interesse de anunciantes de diferentes segmentos, como academias, em utilizar os painéis de retail media. O objetivo agora é estruturar e robustecer ainda mais o serviço, entregando valor tanto para clientes quanto para fornecedores.

Cintia destacou que o retail media proporciona dinamismo e fortalece o relacionamento entre varejo e fornecedor, tornando a experiência de compra mais personalizada e relevante.

Para Thaís, o retail media está apenas no início de sua trajetória: “Estamos apenas na ponta do iceberg. O cliente ganha com uma oferta personalizada, o fornecedor ganha com exposição dos seus produtos. Mira na lua pra acertar as estrelas. Apostem na retail media.”

Felipe reforçou: “O retail não é o futuro, é o presente. Precisamos estreitar esse tema entre o varejo e os fornecedores. No final, o resultado é ótimo.”

Cintia finalizou com um convite ao setor: “Comece a fazer retail media. Se conecte com o seu fornecedor.”

Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores

O Smart Market ABRAS, que chega à quarta edição em 2025, também tem um momento dedicado...

Veja mais
Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025

Durante o Smart Market ABRAS 2025, um dos espaços mais inspiradores do evento é, sem dúvida, o...

Veja mais
Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”

O dia a dia de um esportista profissional tem muitos pontos em comum com quem está na linha de frente do varejo a...

Veja mais
Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou nesta segunda-feira (14), durante a ...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro

Nesta terça-feira (15), São Paulo será palco do Smart Market ABRAS 2025, o encontro que reúne líderes, empresário...

Veja mais
É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na noite desta segunda-feira, 14, o tra...

Veja mais
Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS

Marcada por reconhecimentos, a cerimônia de apresentação do Ranking Agas realizada na &uac...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções

Maior encontro de empresários e profissionais supermercadista do Brasil, criado para celebrar, elevar e promover ...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing

Maior encontro de empresários e profissionais supermercadista do Brasil, criado para celebrar, elevar e promover ...

Veja mais