Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Leia em 2min 40s

Lojas menores com foco em proximidade e conveniência, digitalização, sustentabilidade e inteligência orientada por dados são trunfos diante das mudanças nos hábitos dos consumidores

O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos últimos anos, e as lições extraídas desse processo são extremamente relevantes para o mercado brasileiro.

As estratégias de digitalização, personalização da experiência de compra e adaptação às novas demandas do consumidor, que incluem a sustentabilidade, são fatores-chave para garantir a competitividade no mercado atual. E isso não se restringe à experiência de lá, mas serve para o varejo alimentar brasileiro. Essa é a síntese do painel apresentado por Mike Coupe, que ocupou o cargo de CEO da Sainsbury´s, de 2014 a 2020.

Isso também requer um olhar atento em relação aos formatos do varejo alimentar. Saem de cena grandes lojas e ganham protagonismo espaços menores com foco em proximidade e conveniência, além das vendas pelos canais digitais.

E, nesse contexto, a inteligência orientada por dados, com base em programas de fidelidade, é uma aliada fundamental para qualquer varejista se adaptar e conhecer, a fundo, o que seu consumidor deseja e como fidelizá-lo, seja no ambiente físico ou digital.

Portanto, compreender essas transformações no comportamento dos consumidores, investir em tecnologia e priorizar a sustentabilidade são passos essenciais para o sucesso no futuro do varejo alimentar no Brasil.

As empresas brasileiras devem estar preparadas para adotar essas mudanças e, acima de tudo, ser ágeis e inovadoras para se manterem competitivas em um cenário de constante transformação.

Liderança e tomada de decisões

Coupe também falou sobre a importância da liderança no varejo. Segundo ele, é uma experiência solitária, especialmente quando se trata de tomar decisões difíceis, sem respostas claras, o que significa que o risco de erro é alto. Isso exige que o líder seja capaz de lidar com a ambiguidade e tome decisões difíceis, mesmo quando não há garantias de sucesso.

Na avaliação dele, a coragem para tomar decisões difíceis é uma característica essencial de qualquer líder. “Em muitas situações, os líderes hesitam em tomar decisões impopulares, mas é justamente essa capacidade de tomar decisões decisivas que define um bom líder. O maior desafio da liderança, muitas vezes, está na relutância em agir, mas é essa coragem que permite ao líder se destacar, especialmente em tempos de incerteza.”

Para Coupe, nos últimos anos, aprendemos que o mundo é imprevisível, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, mesmo sem as garantias de sucesso. “A verdadeira liderança reside na capacidade de lidar com essa incerteza e tomar decisões que, no final, conduzam a organização para o sucesso.”

O executivo foi o destaque internacional da programação do Smart Market ABRAS 2025, por meio de uma palestra on-line ao vivo.

Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores companhias do setor a cada edição.

Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, compartilhou sua trajetória desde a infância marcada pela paix...

Veja mais
Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores

O Smart Market ABRAS, que chega à quarta edição em 2025, também tem um momento dedicado...

Veja mais
Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025

Durante o Smart Market ABRAS 2025, um dos espaços mais inspiradores do evento é, sem dúvida, o...

Veja mais
Retail media: o presente e o futuro do varejo

O retail media, ou mídia de varejo, está se consolidando como uma das principais estratégias para i...

Veja mais
Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”

O dia a dia de um esportista profissional tem muitos pontos em comum com quem está na linha de frente do varejo a...

Veja mais
Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou nesta segunda-feira (14), durante a ...

Veja mais
Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro

Nesta terça-feira (15), São Paulo será palco do Smart Market ABRAS 2025, o encontro que reúne líderes, empresário...

Veja mais
É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na noite desta segunda-feira, 14, o tra...

Veja mais
Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS

Marcada por reconhecimentos, a cerimônia de apresentação do Ranking Agas realizada na &uac...

Veja mais