A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi fundada no dia 11 de novembro de 1968, com o propósito de representar o setor de supermercados perante a sociedade e ao governo. Sua sede fica em São Paulo -SP, mas a entidade mantém um escritório em Brasília - DF, que atua nos órgãos do governo, sempre visando colaborar com o setor e participar das grandes questões da sociedade. Este é o setor de Relações Institucionais.
A missão do escritório é facilitar o relacionamento político-institucional da classe supermercadista com as autoridades constituídas, buscando promover o bom entendimento frente aos Poderes de Estado, Executivo, Legislativo, em defesa do setor. "Fazemos um trabalho de extrema importância em defesa do Setor Supermercadista. Estamos em permanente diálogo com o Congresso Nacional, representante do Povo Brasileiro.
Procuramos acompanhar todas as discussões e propostas referentes às áreas do nosso interesse", explica Alexandre Seabra, diretor institucional da Abras desde 2002, e que já foi presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) entre 1996 até 2000. Também fazem parte da equipe do escritório: Valéria Magalhães, com experiência de 19 anos na atividade, Taís Morais, jornalista política e que presta assessoria para a Abras nos trabalhos de campo, seja no Legislativo quanto no Executivo, e Arão Ferreira, que auxilia nas atividades do dia-a-dia.
O diretor explica que o trabalho institucional realizado pelo escritório é um desafio, pois há de ficar atento.”Diariamente precisamos ser informados sobre os trâmites dos Projetos de Lei do nosso interesse no Senado e na Câmara dos Deputados, pois eles interferem diretamente nas atividades do varejo como um todo, por isso nossa preocupação em estar presentes. Muitos desses projetos tem o objetivo de aprimorar o setor, outros, se aprovados, inviabilizariam o exercício da atividade.
Dessa forma, por meio de um diálogo democrático procuramos dar conhecimento dos nossos posicionamentos aos Parlamentares. Somos motivados pela grande vivência de mercado que possuímos pelos 25 anos de experiência no varejo. Destacamos a importância de estarmos sempre muito bem respaldados por pareceres técnicos, preparados sabiamente pelo Comitê Jurídico da Abras, que reúne os melhores profissionais de conhecimento jurídico".
Seabra também destaca o trabalho cotidiano feito com o Poder Executivo em todas as suas estâncias como Ministérios, Autarquias e Agências Reguladoras, participando de diversos grupos de trabalho. Ele enfatiza que esse trabalho abre um canal permanente de participação da Entidade em diversas áreas temáticas em todas as estâncias do Governo. "Sempre que o tema é varejo somos convidados para expor nosso ponto de vista e nosso trabalho em prol do desenvolvimento do Setor", afirmou. Para ele um dos principais pilares de todo o trabalho realizado é o incondicional apoio das 27 Associações Estaduais de Supermercados, sediadas nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, que sempre atendem as demandas apresentadas, mostrando a capacidade de capilaridade e união.
O escritório acompanha mais de 300 Projetos de Lei e participa de mais uma centena de decisões que permitem ao supermercadista trabalhar com mais tranqüilidade. "Levamos nossos posicionamentos aos mais diversos órgãos governamentais, com sabedoria e amor pelo varejo, assim as realizações são conseqüências de trabalhos que se devem à sensibilidade de sermos ouvidos pelos Parlamentares e Dirigentes nomeados pelo Poder Executivo. É essa união de amor pelo trabalho e dedicação ao setor que nos leva às diversas conquistas no aprimoramento dos Projetos Legislativos – de uma diversidade impressionante", completa Seabra.
Ele lembra a importância de todo esse esforço feito pela equipe para os supermercadistas brasileiros. "Quando você defende um todo, as partes são beneficiadas. Com o mesmo empenho dedicado quando presidente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA), hoje nos dedicamos com esmero em nível federal, defendendo o diálogo e a ética. Com muito trabalho construímos pontes de harmonia para o benefício de todos".
Fonte: Assessoria de Imprensa Asbra