Investimentos de R$ 5 milhões permitirão a rede crescer 30% em vedas até o final do ano
O Pão de Açúcar Delivery, primeiro serviço brasileiro de e-commerce alimentar, inaugura a sua nova plataforma operacional. A mudança tecnológica aumentará em 10 vezes o numero de transações diárias e permitirá ao usuário maior agilidade de navegação e mecânicas promocionais. Além disso, o Delivery iniciou um processo de modernização das lojas físicas onde os produtos são manipulados e adquiriu uma nova frota de caminhões desenvolvida para o transporte de alimentos. A mudança tem previsão de aumentar em 30% as vendas do Delivery até dezembro.
Segundo João Edson Gravata, Diretor de Operações do Pão de Açúcar, trata-se de uma evolução do processo operacional, que é aprimorado para melhor atender aos clientes online. “O Pão de Açúcar Delivery vem se consolidando como uma ferramenta de fácil acesso e sortimento de alta qualidade. Nestes 16 anos de operação já atendemos a mais de 25 milhões de pedidos”, afirma o executivo.
Para a mudança, o Grupo Pão de Açúcar investiu aproximadamente R$ 5 milhões. Nas lojas físicas de onde os produtos são selecionados e enviados para as entregas no Estado de São Paulo, o suporte operacional foi reestruturado. Cada pedido é fragmentado em grupos distintos, respeitando as características de cada categoria, e os produtos são enviados por esteiras e elevadores totalmente automatizados para conferência e embalagem. Isso representou maior automação ao processo. “Mesmo nas esteiras, os produtos dos grupos diferentes não se encontram, garantindo a higiene e os cuidados que cada categoria exige”, comenta José Carlos Peralta, Gerente Operacional do Pão de Açúcar Delivery.
Os funcionários, que antes realizavam o processo manualmente, passam a contar com recursos tecnológicos. “Os colaboradores foram reagrupados em times e cada um deles passou a cuidar especificamente de uma categoria de alimentos, tornando-se especialistas. Eles zelarão pela alta qualidade dos produtos selecionados, mantendo o alto grau de satisfação dos clientes Delivery”, completa Peralta.
Para a entrega dos produtos o Grupo Pão de Açúcar fez uma parceria com a Iveco / Cofipe para a aquisição de uma frota de caminhões do modelo Daily 35S14, ideal para transporte de cargas em trechos urbanos. Os veículos percorrerão diversas cidades do interior e litoral de São Paulo.
MUDANÇA DE SISTEMA
Para um sistema mais robusto e capaz de suportar o aumento do numero de transações, o Pão de Açúcar buscou referência “dentro de casa”. Trocou a plataforma atual, usada desde o ano 2000, pela E-hub, utilizada pela empresa Nova Pontocom, braço de e-commerce de eletro eletrônicos do Grupo Pão de Açúcar. Ela possibilitará aumentar as transações diárias de 1000 para 10 mil, aprimorar a navegação no site do Delivery (www.paodeacucar.com.br) e aplicar dinâmicas promocionais, adaptando ainda aquelas feitas nas lojas físicas para a ferramenta online.
PÃO DE AÇÚCAR DELIVERY
Criado em 1995, o Pão de Açúcar foi a primeira rede de supermercados do país a contar com um serviço de entregas. O Pão de Açúcar Delivery permite aos clientes fazer compras sem sair de casa, por telefone, fax, Internet (www.paodecucar.com.br), smartphones (plataformas mobile Android, BlackBerry®, iPhone e também para iPod touch e iPad) em 15 cidades do país.
O Pão de Açúcar Delivery possui um sortimento com mais de 15 mil itens de mercearia, carnes, bebidas, FLV, padaria, higiene, limpeza, bazar, PET, entre outros. Com uma taxa de serviço que varia entre gratuito (dois primeiros pedidos) e R$ 13,90 – de acordo com o valor e o horário de entrega - o cliente recebe suas compras no endereço solicitado, no prazo médio de 24 horas, e também pode programar a entrega no dia e na hora que melhor lhe convier.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar