Conheça os produtos destaques em 11 categorias e a melhor campanha promocional eleita por executivos do setor supermercadista
A Revista SuperHiper, da Abras, em parceria com a GfK, divulgou nesta quinta-feira (10), em evento para convidados do setor supermercadista e da indústria, os vencedores do Prêmio Lançamento do Ano 2011.
A premiação contempla os produtos de 11 categorias que mais se destacaram nas gôndolas das lojas e a melhor campanha promocional, de acordo com a opinião de executivos do setor de todo o país.
Na abertura da cerimônia de entrega dos troféus, o presidente da Abras, Sussumu Honda, destacou que a proposta da premiação, ligada à revista SuperHiper, é estimular ainda mais os bons lançamentos, que fazem a diferença nas lojas em todo o Brasil. “Premiamos hoje as empresas que criam e inovam, tendo sempre a qualidade como objetivo e a satisfação do consumidor como foco”, disse Honda.
A metodologia da pesquisa foi explicada pelo diretor da GfK e coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Cordeiro de Lima. “Os finalistas foram escolhidos por 320 gerentes de supermercados de todas as regiões do Brasil em entrevistas pessoais. Para chegar à seleção de produtos, o trabalho da GfK Brasil teve início em fevereiro, por meio do levantamento de todos os produtos lançados no período de janeiro a dezembro de 2010”.
De acordo com Lima, os produtos são selecionados a partir das informações publicadas em SuperHiper e outras revistas do segmento de varejo. Feita a listagem, a equipe da GfK entra em contato com as fabricantes que inscrevem seus produtos. Além da inovação, o critério básico é ter sido lançado no período e a obrigatoriedade de estar em linha.
Passado o estágio das inscrições, os produtos são alocados em suas respectivas categorias e os entrevistadores saem a campo com as fichas técnicas de cada um dos inscritos. O profissional do setor avalia aspectos de inovação e confiabilidade, de giro na gôndola, se agregou benefícios, apresentou praticidade e conveniência, entre outros, e dá uma nota de 0 a 10 para cada um deles. No caso da promoção, o profissional leva em conta a criatividade e a movimentação em sua loja, com consequente aumento de vendas do produto em questão. Com todo o processo finalizado, chega-se a três finalistas, que passam por uma bancada da diretoria da Abras.
Nesta edição, todos os vencedores, além de receber a premiação, poderão utilizar o Selo Lançamento do Ano 2011 em seu material de divulgação embalagens, entre outros meios de comunicação.
Conheça as categorias premiadas:
Bazar: produto Pilhas Bic Alcalina – Bic Brasil | Bebidas não-alcoólicas: produto Néctar de Uva Branca da Marca Purity – empresa Cocamar | Mercearia 1 – alimentos em geral – produto Nissin Mais, da Nissin Ajinomoto | Mercearia 2 – temperos e condimentos -Tempero para Frango Assado - da Maggi Receitas Mágicas | Mercearia 3 – doces e geléias – produto geléia Queensberry 100% fruta |
Mercearia 4 – Pães, misturas prontas, etc. Bisnaguinha Scooby Doo, da Wickbold | Laticínios – Batavo Naturis, da BR Foods; | Prato Pronto, Semipronto, | Higiene e Beleza – sabonete Ypê Action, da Química Amparo; |
Limpeza doméstica – Omo Líquido Superconcentrado, da Unilever; |
Bebidas alcoólicas – Cerveja Skol 360 graus, da Ambev | Promoção do Ano – campanha “Mordomo dos Sonhos”, da Kimberly Clark. |
Fonte: Portal Abras