A Abras divulgou na manhã desta terça-feira (24) o desempenho dos principais indicadores do setor, em entrevista coletiva para a imprensa. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, as vendas reais do setor supermercadista cresceram 7,32% em março de 2012, na comparação com o mês imediatamente anterior e 9,57% em relação ao mesmo mês do ano de 2011. Sussumu Honda: "as tendências de crescimento das vendas permaneceram neste primeiro trimestre"
No acumulado do primeiro trimestre, a alta chega a 8,26%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 7,54% sobre fevereiro de 2011 e alta de 15,31% em relação a março do ano anterior. Já no acumulado do trimestre as vendas cresceram 14,50%.
"O expressivo crescimento das vendas no mês de março em relação ao mês anterior se explica por dois motivos: pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 29 em fevereiro, e por boa parte das compras de itens de Páscoa, comemorada na primeira semana de abril de 2012. Já no acumulado, a tendência de crescimento das vendas permanece", comenta Sussumu Honda, presidente da Abras.
AbrasMercado: Cesta de produtos apresenta queda de 0,27% em relação a fevereiro
Tomate, pernil e farinha de mandioca foram os produtos que apresentaram maior queda
Em março, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o país, apresentou queda de 0,27% em relação a fevereiro, passando seu valor de R$ 316,10 para R$ 315,26 em março. O índice IPCA/IBGE apresentou alta de +0,21%.
Os produtos com as maiores altas foram: cebola, com 8,63%; papel higiênico, com 3,02% e feijão, com 2,69%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -5,85%; pernil, com -4,61% e farinha de mandioca, com -4,55%.
As cestas regionais tiveram as seguintes oscilações em março em comparação a fevereiro: Sul, com -0,81%; Norte, com +0,03%; Sudeste, com -1,07%; Centro-Oeste, com +0,21% e Nordeste, com +0,41%.
O AbrasMercado avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do país. Adequações em produtos, quantidades e marcas possibilitam avaliar a cesta de acordo com hábitos de consumo específicos de cada região.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa Abras