As vendas reais nos supermercados do País cresceram 9,57% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, divulgou ontem (24) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a fevereiro deste ano, o faturamento dos supermercados teve alta de 7,32%.
Já o faturamento do setor em 2011, apresentado na mesma ocasião, alcançou R$ 224,3 bilhões. Segundo a associação, se mantido o critério das definições anteriores para a concentração de mercado, quando foram incluídos os dados da Casas Bahia, as três maiores redes supermercadistas do Brasil representariam 47% do faturamento do setor.
A entidade tinha previsto no final do mês passado que as vendas cresceriam em um patamar de 7 % em março sobre o mesmo mês de 2011, conservando o ritmo apresentado anteriormente. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, no primeiro trimestre, o faturamento aumentou 8,26% em relação a igual intervalo do ano passado. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento expressivo das vendas no mês de março em relação a fevereiro se explica por dois motivos: pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 29 em fevereiro, e por boa parte das compras de itens de Páscoa, comemorada na primeira semana de abril de 2012. No ano passado, a data foi celebrada no final do mês. "Já no acumulado do ano a tendência de crescimento permanece", comenta o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Preços
Os preços nos supermercados do AbrasMercado, cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medidos pela GfK, apresentaram queda de 0,27% em março ante fevereiro, para R$ 315,26. Já na comparação com março de 2011, o valor da cesta avançou 6,01%, de acordo com dados divulgados pela Abras em parceria com a GFK.
Os produtos com maiores altas em março ante fevereiro foram cebola (+8,63%), papel higiênico (+3,02%) e feijão (+2,69%). As maiores quedas no período ficaram para tomate (-5,85%), pernil (-4,61%) e farinha de mandioca (-4,55%).
A pesquisa avalia o custo de categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do País. As cestas regionais apresentaram as seguintes oscilações em março em comparação ao mês anterior: Região Sul, -0,81%; Região Norte, +0,03%; Sudeste, -1,07%; Centro-oeste, +0,21%, e Região Nordeste, +0,41%.
Veículo: DCI