Maior feira de fornecedores do Cone Sul abre com 27 mil pré-inscrições em Porto Alegre
A maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul abre amanhã com número recorde de pré-inscritos. Serão 27 mil participantes, segundo expectativa da secretaria do evento, que iniciou o cadastramento há um mês. Realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a 27ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados – Expoagas 2008, ocupará o Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, até quinta-feira. A expectativa é movimentar R$ 210 milhões entre as 320 empresas expositoras (68% gaúchas).
De acordo com o presidente da entidade, Antonio Cesa Longo, a AGAS incluiu na edição deste ano temas que contemplam toda a hierarquia de funções de um supermercado, desde o proprietário até o operador de caixa. Um dos objetivos é oportunizar à indústria gaúcha condições favoráveis para a realização de negócios com empresários do Rio Grande do Sul e de outros 15 estados brasileiros que estarão presentes. A feira possibilita aos supermercadistas qualificarem seus serviços, ter conhecimento das novidades, tendências e novos conceitos no setor.
A novidade para este ano é a apresentação da Escola Móvel AGAS, montada sobre um caminhão carreta, com capacidade de expansão lateral, que servirá para a realização de treinamento itinerante pelo Estado, a partir de setembro, com investimento de cerca de R$ 500 mil. Com capacidade para abrigar 50 alunos, o veículo vai levar às cidades gaúchas cursos de açougue, padaria e confeitaria, prevenção de perdas e segurança alimentar, entre outros.
Biblioteca - O evento também será palco para o lançamento dos cinco primeiros livros da Biblioteca AGAS do Varejo, uma obra ilustrada destinada aos colaboradores de supermercados, com informações sobre setores específicos como Hortifruti, Armazenagem, Frios e Laticínios, Exposição de Produtos e Merchandising e Operador de Check-out. Os títulos estarão sendo comercializados a preço simbólico aos associados no estande da AGAS.
Na ocasião, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) encaminhará ao Governo Federal pedido de isenção da cobrança dos tributos PIS e Cofins na comercialização de carne de gado, aves e suínos. Com isso, os alimentos baixariam em 9,25% o seu preço de venda aos consumidores, de imediato. Ao governo do Estado, o setor demonstrará apoio à recriação do simples gaúcho, com a condição de que seja determinada a obrigatoriedade da utilização dos emissores de cupons fiscais (ECFs) pelas empresas, para identificar quem realmente é pequeno e está enquadrado nos faturamentos determinados pela lei.
Veículo: Jornal A Razão - RS