Depois de seis anos no comando da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda deixará o cargo em dezembro. Em seu lugar assume Fernando Yamada, ex-presidente da Associação Paraense de Supermercado (Aspas) que comandará a entidade a partir de janeiro do próximo ano, com mandato previsto até 2014 (até 2015, veja errata abaixo). - O novo presidente foi escolhido por unanimidade pelos profissionais que integram a equipe da Abras e apresentado aos empresários do setor supermercadistas durante o jantar comemorativo do Dia Nacional do Supermercado, em 8 de novembro.
Ao discursar pela última vez como presidente da Abras, Honda fez questão de enfatizar o potencial que o setor tem no País, uma vez que gera empregos diretos e indiretos e atrai um público diário de 25 mil clientes (veja dado correto abaixo). "Somos o setor que mais tem empregado no País: 1 milhão de forma direta e pelo menos 3 milhões indiretamente. Além disso, somos responsáveis por 5% do nosso Produto Interno Bruto [PIB]", enfatizou ele, ao que completou: "Devemos continuar a ajudar o setor público a melhorar nosso atendimento ao cliente."
Ontem a Abras completou 44 anos de atuação no mercado nacional de supermercados e segundo Sussumu Honda, este período todo foi marcado por grandes realizações para os empresários que atuam nesse segmento. "Isso é uma data de extrema relevância, que marca a importância do nosso modelo de negócio", explicou Honda. O executivo passa a integrar agora a presidência do Conselho Consultivo da Abras para o biênio.
Ambos os executivos ressaltaram a união entre empresários, o poder legislativo e o executivo. Segundo Honda e Yamada, a parceria e os constantes encontros fazem com que o setor supermercadista brasileiro consiga estar em constante evolução, ainda mais perante o PIB muito abaixo do esperado do Brasil.
Nesta segunda-feira estará no Diário Oficial a publicação que confirma a criação de um Grupo de Trabalho perante o governo para que a discussão sobre o meio ambiente, em especial o uso de sacolas plásticas nas redes, seja discutida de forma mais concisa.
Novo presidente
Paraense, Yamada já tem longa trajetória como representante do setor supermercadista. Faz parte da diretoria da Aspas há 19 anos e da Abras há 15. Atualmente ocupa a primeira vice-presidência da Abras e é vice-presidente-financeiro da rede de Supermercados Yamada, a primeira do ranking na Região Norte, com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão.
Veículo: DCI