Premiação completa 35 anos de história e é exemplo de reconhecimento do setor supermercadista ao trabalho de seus parceiros da indústria
Neste quinta-feira (8), no Novotel, em São Paulo (SP), a SuperHiper/Abras e a GfK Brasil premiarão os 12 melhores produtos lançados em 2011 e a melhor campanha promocional, conforme avaliação de supermercadistas de todo o Brasil. O prêmio Lançamento do Ano completa 35 anos e será entregue para os fabricantes de categorias de produtos na linha de mercearia, laticínios, bazar, bebidas alcóolicas, não alcóolicas, higiene e beleza, prato pronto e limpeza doméstica, inovação tecnológica em equipamentos. (Conheça a seguir quem são os vencedores).
Além dos melhores lançamentos entre as cestas, o evento tradicionalmente premia a campanha promocional, e, desde o ano passado, passou a premiar também o produto vencedor com maior nota média entre todas as cestas: "O Mais Votado".
Os critérios de escolha no caso dos produtos levam em consideração o potencial de vendas, valor agregado, grau de inovação, praticidade e confiabilidade, além da obrigatoriedade de o produto ter sido lançado entre janeiro e dezembro de 2011. No caso da campanha promocional, que também respeita o mesmo período de lançamento, o critério usado pelos supermercadistas considera a geração de fluxo de clientes nas lojas e a repercussão positiva na imagem dela.
A premiação se baseia em estudo da GfK que segue algumas etapas. Primeiro há um levantamento dos lançamentos e campanhas da indústria no ano, depois são inscritos e devidamente classificados conforme cesta e categoria, a partir daí é elaborado questionário sobre os produtos (e campanhas) para ser aplicado a 325 gerentes de lojas de todo o País que escolherão os ganhadores.
Todos os vencedores têm o direito de utilizar o selo Lançamento do Ano 2012 em suas campanhas, embalagens e todo o material de divulgação.
Veja os vencedores
Bazar 1 - Diversos
Eliminador de Odores Fórmula Max, da Ingleza
Bazar 2 - Utilidade Doméstica
Balde com rodas e acessórios linha Hydrus, da Sanremo
Bebida alcoólica
Vinho frisante Saint Germain, da Vinícola Aurora
Bebida não alcoólica (pronta ou para preparo)
Mid Vira Shake, da Ajinomoto
Guloseimas
Mentos Pure Fresh 3, da Perfetti Van Melle Brasil
Higiene e Beleza
Desodorante Invisible Black & White, da Nivea
Inovação tecnológica em equipamentos
Sistema de refrigeração integrado, da Seral Freeart
Laticínios
Bebida Láctea UHT Piracanjuba Quinoa e Linhaça, da Laticínios Bela Vista
Limpeza Doméstica
Surf Líquido, da Unilever
Mercearia 1 (commodities)
Arroz Tio João 7 Grãos Integrais, da Josapar
Mercearia 2 (sopas e temperos)
Linha de sopas instantâneas Seu Sabor Etti, da Bunge Alimentos
Pratos prontos e ou semiprontos
Filés de Salmão, da Gomes da Costa
Campanha promocional
A Promoção Cuidar em Dobro, da Johnson & Johnson
Veja cobertura completa sobre a premiação Lançamento do Ano na próxima edição de SuperHiper.