De Paris, França
Da esq. p/ dir. presidente da Coop, Antônio José Monte; David de Almeida e Geraldine André Jac da Ubifrance; presidente do conselho da Abras e da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira; superintendente da Abras, Tiaraju Pires, e os membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão |
Na sede do órgão, o grupo assistiu uma apresentação da Adida Comercial da Ubifrance Brasil, Géraldine André Jac. Ela explicou que a Ubifrance promove a maior parte das áreas de negócios da França em 80 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil está presente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em seguida, o chefe de Projetos Setoriais da Ubifrance, David de Almeida, abordou diversos temas, começando pela história do autosserviço no País, que teve início com o primeiro supermercado Goulet Turpin, em 1958, e destacou os dias atuais do segmento e comportamento do consumidor francês, diante da crise mundial, que gasta atualmente 40% de sua renda com moradia e transporte e 13,6% com alimentação no lar.
O varejo atual
Biocoop:produtos orgânicos com 328 unidades | |
Picard: produtos congelados em 878 lojas pela França |
No entanto, alguns dos destaques do País estão sendo as lojas especializadas como a rede Grand Frais (só vende produtos frescos e estrangeiros, com 125 unidades), a Picard (de produtos congelados, com 878 lojas espalhadas pela França) e a Biocoop (produtos orgânicos, com 328 unidades). Juntas, em 2011, elas faturaram mais de 2,5 bilhões de euros.
Outro movimento destacado pelo executivo foi a participação do hard discount, que teve seu pico em 2006 e depois reduziu sua participação e registrou certa estagnação na frequência de compras, mesmo assim seu faturamento no ano passado foi de 13,8 bilhões de euros. As principais cadeias são estrangeiras, como as alemãs Lidl, Aldi e Norma, e a espanhola Dia.
De acordo com as estatísticas, a perspectiva é de que em 2015 haverá 2,3 mil lojas oferecendo os serviços e com adesão de 35% dos lares comprando também no Drive, com média de 13 vezes ao ano, contra oito vezes registradas atualmente.
Foram visitadas: uma loja Picard, que trabalha somente com congelados, seguindo a tendência da praticidade; o supermercado Le Bon Marché, loja premium cujas instalações estão completando 160 anos, e comercializa itens estrangeiros, perecíveis e diversos produtos diferenciados; a loja Fauchon, muito frequentada pelos turistas, traz guloseimas, bebidas, cafés, chás em embalagens sofisticadas; a Biocoop, que comercializa 4 mil itens orgânicos e todos certificados em 300 metros quadrados, e por fim uma das lojas Casino, supermercado de 2 mil metros quadrados e que tem como diferencial o self scan e caixa expresso. Serviços já conhecidos no Brasil, no qual o cliente escaneia os produtos que coloca no carrinho, imprime os valores e paga sua compra.