Seguindo a programação nacional, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) irá realizar no próximo dia 5 de novembro, segunda-feira, o Lançamento Oficial da Campanha de Conscientização do Consumo de Sal, apresentando os materiais desenvolvidos para divulgação nas lojas de todo o Paraná. O lançamento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e terá a participação de autoridades e empresários supermercadistas de Curitiba e Ponta Grossa.
Com a campanha de conscientização do consumo de sal, mais de 25 milhões de consumidores de todo o país serão alertados sobre os riscos do consumo excessivo de sal para a saúde por meio de folders, banners, cartazes e spots para rádios e, também, para aviso pelos autofalantes das lojas.
De acordo com pesquisa feita pela ANVISA junto a 26 produtos como bolachas e frios, apenas cinco (menos de 20%) apresentaram níveis adequados de sal. E um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de dois gramas de sódio por dia - o equivalente a uma colher de chá.
O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças graves do coração. Dados da OMS, em 2001, apontam que estas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. No Brasil, o quadro não é menos grave. A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) realizada em 2008 apontou que 14% da população sofria de hipertensão.
As consequências do problema podem ser medidas em números – e no bolso. Entre 2001 e 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou aumento de 63% dos gastos com internações associadas à hipertensão. Apenas em 2010, internações hospitalares causadas por acidentes vasculares cerebrais, infarto do miocárdio e outras doenças isquêmicas oneraram em aproximadamente U$ 20 milhões o sistema brasileiro de saúde.
Acordo assinado
Preocupados com o tema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Saúde assinaram um protocolo, no dia 7 de abril do ano passado, com o objetivo de deflagrar uma grande campanha de conscientização para redução do consumo de produtos com alto teor de sal.
Acordo similar foi assinado com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), cuja meta é diminuir o uso de sal nas formulações de caldos, temperos, margarinas e cereais matinais. Com a ação, até o ano de 2020, pelo menos 8,8 mil toneladas de sódio deixem de ser consumidas. O acordo também aumentou para 13 as classes de alimentos cujos níveis de sal deverão ser reduzidos nos próximos anos.
O evento organizado pela entidade paranaense será realizado na sede da Apras, na Avenida Senador Souza Naves, 535, Cristo Rei, às 10 horas da manhã e, após a apresentação, será realizada uma visita a um Supermercado Modelo para conferir os materiais aplicados na loja.
Serviço:
Lançamento da Campanha de Redução de Sal
Local: Associação Paranaense de Supermercados (Apras)
Avenida Senador Souza Naves, 535, Cristo Rei.
Horário: 10 horas.
Veículo: Paranashop