As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 5 37% em dezembro em relação a igual mês de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com novembro de 2012, o indicador apresentou elevação de 28,71%.
De janeiro a dezembro do ano passado, as vendas dos supermercados subiram 5,30% ante 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, medido pelo IBGE. A alta ficou em linha com a projeção da entidade, que era de incremento de 5%.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 11,03% em 2012 ante 2011. Na comparação do último dezembro com igual mês do ano anterior, a alta foi de 11,59%. Já frente a novembro passado, a expansão em dezembro foi de 29,71%.
Saiba mais...
Hipermercados e supermercados vendem mais em novembro Supermercados do interior botam banca em Minas Preço nos supermercados de Belo Horizonte sobe 1,77% no início de 2013 Volume de venda cai 0,6% nos supermercados em 2012 Cesta AbrasMercado registra alta de 7,27% em 2012
"Em 2012, o setor supermercadista experimentou mais um ano de crescimento, superior ao obtido em 2011, que havia sido de 3 71%", disse o novo presidente da Abras, Fernando Yamada. Para ele, os fatores que pesaram para o bom desempenho do setor em 2012 foram a manutenção do baixo nível de desemprego no País e o consequente aumento da massa salarial com ganhos reais de rendimento do trabalhador.
De acordo com Yamada, a perspectiva da Abras para 2013 continua positiva. Entretanto, num primeiro momento, ele preferiu divulgar uma projeção inferior ao resultado de 2012. "Para 2013 nossa perspectiva é de que a tendência de alta continue, o que nos faz traçar uma estimativa de mais um ano positivo para o setor, com crescimento real na casa dos 3,5%".
Veículo: Estado de Minas