O faturamento das 20 maiores empresas do setor supermercadista brasileiro cresceu 11,3% em 2012 sobre o ano anterior. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen, a receita bruta desse grupo de varejistas atingiu R$ 155,7 bilhões.
Considerando todas as empresas do setor, o faturamento somou R$ 250 bilhões em 2012, o que representa uma alta real de 5,3% em relação a 2011 e de 11,03% em termos nominais.
O Grupo Pão de Açúcar manteve-se na liderança do ranking, com um faturamento bruto de R$ 57,2 bilhões em 2012, crescimento de 8,6% sobre 2011. Na segunda colocação aparece o Carrefour com um faturamento bruto de R$ 31,4 bilhões, expansão de 9,4% sobre o ano anterior.
O Walmart, na terceira posição, teve faturamento de R$ 25,9 bilhões em 2012, ou alta de 10,5% sobre 2011. Na sequência aparece o grupo Cencosud, com R$ 9,7 bilhões, 55,8% acima do ano anterior devido à incorporação do Prezunic (sexto colocado no ranking Abras 2011). A quinta colocação ficou com o Zaffari e Bourbon, com R$ 3,3 bilhões.
Veículo: Portal R7 (27/03/2013)