As vendas do setor supermercadista caíram 1,33% em fevereiro de 2013, na comparação com fevereiro de 2012, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com janeiro deste ano, a queda foi de 3,26%. No entanto, no acumulado do primeiro bimestre as vendas do setor cresceram 0,25%. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
De acordo com o presidente da Abras, Fernando Yamada, a queda em comparação com fevereiro do ano passado se deu porque aquele mês teve crescimento forte, com as vendas evoluindo 11,58%, "impulsionadas pela expressiva melhora de renda do trabalhador ocorrida naquele período com o aumento real de 14,1% no salário mínimo", afirmou o executivo em comunicado. Segundo ele, "em março as vendas devem voltar a apresentar crescimento expressivo".
Em 2012, as vendas do setor tiveram crescimento real de 5,3%, sobre o ano anterior, e somaram R$ 250 bilhões. De acordo com ranking divulgado ontem pela Abras, a receita das 20 maiores redes que operam no país cresceu 11,3% no período, para R$ 155,7 bilhões.
Pelos dados de faturamento do ano passado, o grupo Pão de Açúcar continua sendo o maior do país, com vendas de R$ 57,2 bilhões (ver tabela acima), um crescimento de 8,6% sobre 2011, seguido por Carrefour, que faturou R$ 31,4 bilhões, registrando expansão de 9,4%. Em terceiro lugar vem a rede Walmart, com receita de R$ 25,9 bilhões (um avanço de 10,5%).
Para elaboração do ranking, a Abras considera o faturamento total dos grupos. Se fosse levada em conta só a área alimentar, excluindo as lojas de eletroeletrônicos Ponto Frio e Casas Bahia, o grupo Pão de Açúcar passaria a segundo colocado, com faturamento de R$ 31,09 bilhões, pouco menor que o do Carrefour, de R$ 31,47 bilhões.
A projeção da Abras para as vendas do setor em 2013 se mantém em 3,5%, segundo Flávio Tayra, economista da associação. Sobre o desempenho fraco do início do ano, Tayra afirmou que "uma turbulência inicial, de indicadores menos positivos, já era prevista".
O índice Abrasmercado, que inclui os preços de uma cesta de 35 produtos de amplo consumo pesquisada pela GfK, avançou 2,25% em fevereiro na comparação com janeiro, passando de R$ 348,90 para R$ 356,75. No acumulado deste ano, foi verificada alta de 4,38%.
Os produtos com os maiores aumentos no mês de fevereiro, comparando com janeiro, foram: farinha de mandioca (19,29%); tomate (16,17%); cebola (14,30%); e batata (11,82%).
As maiores retrações no período, por sua vez, foram registradas no preço do arroz (-2,42%); creme dental (-1,74%); óleo de soja (-1,68%) e leite em pó integral (-1,62%).(Por Letícia Casado | De São Paulo)
Veículo: Valor Econômico