São Paulo – As vendas nos supermercados do país tiveram alta de 9,65% em março, na comparação com o mesmo período de 2012, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a fevereiro deste ano, as vendas no setor cresceram 19,26%.
De acordo com Flávio Tayra, economista da Abras, o aumento das vendas foi influenciado pela Páscoa. O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, prevê um crescimento anual de 3,5% para o setor supermercadista, semelhante à alta acumulada durante este ano, de 3,53%. “Essa projeção é consistente e factível”, declarou.
Segundo Marco Aurélio Lima, diretor da unidade de negócios da GfK, organização que fez a pesquisa, a queda de 0,45% veio após sete meses seguidos de alta do índice, entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano. “É uma queda importante que reflete as desonerações [sobre produtos da cesta básica]. As carnes influenciaram e os preços foram levados às gôndolas”, disse. A expectativa é que haja redução nos preços dos itens da cesta pesquisada pela Abras durante os próximos meses. “Com a chuva no Nordeste, vamos ter um resultado melhor. A oferta e a demanda dos produtos que sofreram altas também estão se regularizando”, informou Marco Aurélio (ABr).
Veículo: Empresas e Negócios