A expansão da varejista chilena Cencosud está longe de parar. Em sua última apresentação, a empresa informou que vê oportunidades em diferentes mercados, como a ampliação da estratégia multiformato na Colômbia e o crescimento orgânico no Peru. Para o Brasil, o grupo liderado por Horst Paulmann prevê "crescimento orgânico mais aquisições".
A companhia vê perspectivas de expansão no Brasil com o aumento do poder aquisitivo e ampliação da classe média, a redução da informalidade, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Há vozes céticas, no entanto, quanto a novas aquisições por parte da holding. "Não cremos que por enquanto a empresa esteja tentando realizar novas aquisições, já que consideramos mais relevante a consolidação das últimas compras, principalmente as aquisições de supermercados no Brasil realizadas nos últimos anos e a recente compra do Carrefour na Colômbia", afirmou a analista da corretora e gestora de ativos Bci, Verónica Pérez. "Mesmo assim, não descartamos que o plano de investimento orgânico anunciado pela empresa no início do ano seja revisado ligeiramente para cima, tendo como foco aberturas no exterior", acrescentou.
Outro analista mencionou que a companhia está com "balanço saudável e com caixa para comprar", depois da venda de 51% de participação na gestora de cartões Cencosud Administradora de Tarjetas (CAT) ao Banco Itaú, que gerou um fluxo efetivo de US$ 1,58 bilhão. Acrescentou, no entanto, que "o mercado não veria isso com bons olhos".
Segundo a análise semanal da gestora de investimentos Banchile Inversiones, "com esta transação, estimamos uma relação dívida financeira líquida sobre Ebitda de 2,8 vezes, comparado com os 3,5 anteriores".
A presença da Cencosud no Brasil se concentra, principalmente, na área de supermercados. A companhia controla as redes GBarbosa, Bretas, Prezunic e Mercantil Rodrigues, além da Perini, especializada em produtos gourmet.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em termos reais, as vendas do setor aumentaram 1,65% no acumulado do ano até abril, comparativamente ao mesmo período de 2012. Em termos nominais, as vendas aumentaram 8,19%, pelo mesmo comparativo. A entidade brasileira projetou que este ano o setor supermercadista venderá 8,7% mais do que no ano passado, chegando a R$ 264 bilhões e que a expansão das vendas em 2014 será de 9%.
veículo: Valor Econômico