São Paulo - As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 4,28% em maio em relação ao mesmo mês de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado há pouco pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com abril deste ano o indicador subiu 5,43%. De janeiro a maio, o setor teve alta de 2,17% em relação a igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou alta de 5,82% em relação a abril e de 11,04% sobre maio do ano passado. No acumulado de 2013, as vendas cresceram 8,76%.
A Abras mantém sua previsão de crescimento de 3,5% para as vendas do setor neste ano na comparação com 2012. Segundo o presidente da entidade, Fernando Yamada, o mercado de trabalho ainda aquecido e o ganho de renda real do trabalhador continuam impulsionando as vendas do setor, que cresceram 4,28% em maio em relação ao mesmo mês de 2012.
“Apesar da alta do dólar e dos últimos números previstos para o PIB, continuamos com a mesma perspectiva otimista, mas moderada, com a qual iniciamos o ano, e esperamos um segundo semestre ainda melhor em vendas”, afirmou o dirigente, em nota à imprensa
No mês passado, o economista da Abras, Flávio Tayra, disse que a entidade vai esperar algum tipo de medida de estimulo e ainda é cedo para falar em revisão de projeções apesar do modesto crescimento de 1,9% da economia entre janeiro e março em relação ao ano passado e de 0,6% sobre o quarto trimestre de 2012. “Vamos aguardar qual será a atitude do governo quanto à desaceleração da economia”, disse na ocasião (AE).