A mostra acontece de 10 a 12 de setembro em Atibaia - SP, paralelamente à 47ª Convenção Abras
A 3ª Exposição de Tecnologia - evento que ocorre paralelamente à 47ª Convenção Abras - mostrará as mais modernas soluções dirigidas ao varejo supermercadista. São mais de 25 empresas nacionais e multinacionais a expor suas novidades para atrair o consumidor, fidelizar clientes, gerar ganho operacional.
No Espaço Inovação, o visitante poderá conhecer as diversas tecnologias, dentre elas displays interativos, tecnologias de realidade aumentada, ações por comando de voz, pagamentos sem contato, dentre outras.
O supermercadista poderá conferir os benefícios das etiquetas eletrônicas, inovações e soluções para redução de custos e aumento de produtividade, aumento de vendas e fidelização de clientes, além de tecnologias para gestão de loja.
Nas tecnologias de interação com o cliente destaca-se o display interativo (tela de LED transparente) - que entre várias aplicações, possibilita a composição de vitrines que permitem ao consumidor acessar informações sobre produtos e serviços sem ajuda de vendedores, disponibilizando um espaço nobre para a comunicação de informações, lançamentos e promoções de produtos por parte de varejistas e fornecedores.
Outra ferramenta tecnológica a ser apresentada é a realidade aumentada, que permite inserir objetos virtuais sobre imagens reais, posicionando uma arte gráfica impressa (ex.: tabloides, folders etc.) em frente a uma câmera. Dentre as várias possibilidades de interação com o consumidor, tem-se a oportunidade do fornecedor apresentar mais informações sobre seu produto num ambiente de autosserviço e do varejista inovar nos seus folhetos promocionais indo além da tradicional oferta de preços.
No Espaço Interativo serão apresentadas diversas ferramentas para produtividade, tanto da loja quanto das operações de distribuição, sendo uma delas, a possibilidade de automação das atividades de "picking" por comando de voz tornando os processos logísticos mais eficientes e confiáveis.
Outra inovação em destaque é a Eyetracking. A tecnologia permite acompanhar, em tempo real, a forma pela qual o consumidor vê as gôndolas, as embalagens e a ambientação da loja. Na prática, a tecnologia interage com os olhos do consumidor e identifica exatamente onde a pessoa está olhando. Aplicações mais avançadas incluem o monitoramento de ondas cerebrais, permitindo uma maior compreensão do impacto das ações no ponto de venda no comportamento dos consumidores. Para a indústria, a utilização desta tecnologia pode auxiliar na disposição de informações nas embalagens, mostrando quais são as áreas mais importantes de acordo com a percepção do consumidor. No varejo, poderá indicar as áreas que o cliente interage diretamente e os efeitos da exposição dos produtos e organização das gôndolas, melhorando as estratégias de vendas.
Antecipando tendências dos meios de pagamento será apresentada uma nova forma de pagamento sem contato. O usuário aproxima o cartão da leitora, sem a necessidade de inserir. Basta aproximar o cartão e a transação fica concluída em poucos segundos, graças à tecnologia de Near Field Communications já empregada em diversos tipos de controles de acesso.
A exposição conta com a presença das mais representativas empresas do setor de tecnologia voltadas ao autosserviço, dentre elas:
APAS
Arius/C.R.E
Brinks
Compex
Consinco
Cyclopes
Grupo PC
Edicom
Hess
Itim
Nielsen
RP Informática
RR Etiquetas
Seal
Sensormatic
Sysmo
Tlantic
Toledo
Toshiba
TOTVS
VIAN
Visa
Visual Mix
Fonte: Redação Portal Abras