Líderes supermercadista de todo o País já estão chegando para a Convenção Abras 2013. O evento reunirá especialistas do varejo internacional para falar de temas que impactam diretamente o desempenho dos supermercados, como novas tecnologias digitais, comportamento do consumidor nas compras, desejos de consumo, interatividade. No varejo nacional, os presidentes das maiores redes supermercadistas estarão no painel Grandes Redes, dentre eles, o novo presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro, do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, do Cencosud Brasil, Silvio Pedra, além do presidente da Abras, Fernando Yamada.
A abertura oficial irá contar com a participação de autoridades, dentre elas, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias.
Ciclo de palestras internacionais
O ciclo de palestras internacionais traz como convidados Teddy Goff, especialista em tecnologia digital e um dos responsáveis pela campanha bem-sucedida da eleição do presidente dos EUA, Barack Obama. Ele dividirá com os participantes as principais lições para se ter a tecnologia, em especial a mídia digital, a favor do sucesso nos negócios.
Falando do tema "O cliente sempre tem razão", Stew Leonard, proprietário de uma das varejistas mais criativas e inovadoras do mundo, considerada a "Disney do varejo", irá ensinar como cativar e motivar os colaboradores com objetivo de inovar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor pelos supermercados.
O famoso consultor de retail, Michael Sansolo, mostrará como as experiências do passado ajudam as empresas varejistas a construir um futuro melhor. Autor de inúmeros estudos e anos de trabalho com algumas das empresas mais inovadoras do mundo, Sansolo foi vice-presidente sênior do FMI Show - um dos maiores eventos do varejo mundial. O especialista é atualmente vice-presidente do conselho do Food Marketing Institute, organização da indústria de consumo (e de supermercados) nos Estados Unidos.
Completa o time de renomados especialistas internacionais, Martin Lindstrom, eleito pela revista Time uma das "100 pessoas mais influentes do mundo", reconhecido por seu trabalho pioneiro em neurociência e branding (construção de marca), consultor de inúmeras empresas da Fortune 100, incluindo McDonald's, Nestlé, Pepsico, Unilever, Nokia e Microsoft, entre outras.
Painel Grande Redes com presidentes das maiores redes supermercadistas
No varejo nacional, os presidentes das maiores redes supermercadistas estarão no painel Grandes Redes, na quinta-feira, dentre eles, o novo presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro; do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana; do Cencosud Brasil, Silvio Pedra, além do presidente da ABRAS, Fernando Yamada.
Painel Sustentabilidade abordará Política Nacional de Resíduos Sólidos
A 47ª Convenção ABRAS abre espaço para importante debate sobre sustentabilidade. No dia 11 de setembro, às 11h30, acontece o painel Política Nacional de Resíduos Sólidos e Varejo Sustentável, que contará com a participação da Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meirelles, da diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano, Zilda Veloso, e da advogada e professora da USP, doutora Patrícia Iglesias, autora do livro Resíduos Sólidos e Responsabilidade Civil Pós-Consumo.
O painel, que será aberto pelo presidente da ABRAS, Fernando Yamada, e moderado pelo diretor do Comitê Sustentabilidade ABRAS, Adriano dos Santos, discutirá a implementação de sistemas de logística reversa previstos na Lei 12.350/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas implicações para o varejo, como as embalagens em geral, eletroeletrônicos e componentes, lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, resíduos de medicamentos, embalagens de óleos lubrificantes.
Workshop ALAS reunirá supermercadistas da América Latina nesta terça (10)
A Associação Latino-americana de Supermercados - ALAS - reunirá os principais líderes supermercadistas da América Latina no Workshop ALAS, que acontece amanhã, 10 de setembro, em Atibaia (SP).
O evento, que acontece durante todo o dia (das 8h às18h) terá como principais temas: Tecnologia para o varejo, que apresentará tendências, estudos e casos que mostram como a tecnologia está transformando o varejo, e RH: Motivação e liderança pelos melhores resultados, no qual especialistas apresentarão cases e pesquisas que mostram os caminhos para as empresas supermercadistas conquistarem e manterem as melhores equipes.
"Para esta edição, preparamos uma programação com palestras que irão oferecer aos supermercadistas muito mais que conhecimento. Elas trazem estratégias, perspectivas e inovações sobre o setor varejista, além de troca de informações", diz o presidente da ALAS, João Carlos de Oliveira.
De acordo com os organizadores são esperados empresários supermercadistas de 15 países como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, EUA, entre outros.
Amanhã será realizada também a Assembleia de associados da ALAS, onde haverá eleição para a escolha do novo presidente da entidade.
O Workshop ALAS 2013 conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e será realizado durante sua 47ª Convenção ABRAS, nos dias 11 e 12 de setembro em Atibaia.
3ª Feira de Tecnologia reunirá soluções e inovações para supermercados
A 3ª Exposição de Tecnologia - evento que ocorre paralelamente à 47ª Convenção Abras - mostrará as mais modernas soluções dirigidas ao varejo supermercadista. São mais de 25 empresas nacionais e multinacionais a expor suas novidades para atrair o consumidor, fidelizar clientes, gerar ganho operacional.
No Espaço Inovação, o visitante poderá conhecer as diversas tecnologias, dentre elas displays interativos, tecnologias de realidade aumentada, ações por comando de voz, pagamentos sem contato, dentre outras.
O supermercadista poderá conferir os benefícios das etiquetas eletrônicas, inovações e soluções para redução de custos e aumento de produtividade, aumento de vendas e fidelização de clientes, além de tecnologias para gestão de loja.
Dentre as tecnologias de interação com o cliente destaca-se o display interativo (tela de LED transparente) - que entre várias aplicações, possibilita a composição de vitrines que permitem ao consumidor acessar informações sobre produtos e serviços sem ajuda de vendedores, disponibilizando um espaço nobre para a comunicação de informações, lançamentos e promoções de produtos por parte de varejistas e fornecedores.
Outra ferramenta tecnológica a ser apresentada é a realidade aumentada, que permite inserir objetos virtuais sobre imagens reais, posicionando uma arte gráfica impressa (ex.: tabloides, folders etc.) em frente a uma câmera. Dentre as várias possibilidades de interação com o consumidor, tem-se a oportunidade do fornecedor apresentar mais informações sobre seu produto num ambiente de autosserviço e do varejista inovar nos seus folhetos promocionais indo além da tradicional oferta de preços.
No Espaço Interativo serão apresentadas diversas ferramentas para produtividade, tanto da loja quanto das operações de distribuição, sendo uma delas, a possibilidade de automação das atividades de "picking" por comando de voz tornando os processos logísticos mais eficientes e confiáveis.
Outra inovação em destaque é a Eyetracking. A tecnologia permite acompanhar, em tempo real, a forma pela qual o consumidor vê as gôndolas, as embalagens e a ambientação da loja. Na prática, a tecnologia interage com os olhos do consumidor e identifica exatamente onde a pessoa está olhando. Aplicações mais avançadas incluem o monitoramento de ondas cerebrais, permitindo uma maior compreensão do impacto das ações no ponto de venda no comportamento dos consumidores. Para a indústria, a utilização desta tecnologia pode auxiliar na disposição de informações nas embalagens, mostrando quais são as áreas mais importantes de acordo com a percepção do consumidor. No varejo, poderá indicar as áreas que o cliente interage diretamente e os efeitos da exposição dos produtos e organização das gôndolas, melhorando as estratégias de vendas.
Antecipando tendências dos meios de pagamento será apresentada uma nova forma de pagamento sem contato. O usuário aproxima o cartão da leitora, sem a necessidade de inserir. Basta aproximar o cartão e a transação fica concluída em poucos segundos, graças à tecnologia de Near Field Communications já empregada em diversos tipos de controles de acesso.
A exposição conta com a presença das mais representativas empresas do setor de tecnologia voltadas ao autosserviço, dentre elas:
Fonte: Redação Portal Abras