O pequeno e médio supermercadista tem apresentado um volume maior de vendas este ano frente as grandes redes do setor. O segredo são as ações de marketing e relacionamento direto do consumidor, que fidelizam e promovem interação e, por consequência, ampliam as vendas.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercado (Abras), há cerca de cinco anos as operações de grande formato (com 10 caixas ou mais), como os hipermercados, têm apresentado dificuldades. "Os pequenos empresários são os menos impactados pela queda no volume de venda e devem continuar a operar melhor nos próximos bimestres", afirmou o gerente de economia e pesquisas da entidade, Flávio Tayra. No estudo mensal da Abras, as lojas com 0 a 4 caixas (check-outs) apresentaram incremento de vendas de 0,9% no acumulado deste ano, enquanto as de 10 a 19 check-outs, por exemplo, tiveram queda de 1,8% no período, segundo a associação.
Para o especialista da Abras, isso se deve ao fato de que essas operações atendem de forma mais específica os novos hábitos do consumidor, que quer produtos e serviços diferenciados no ponto de venda. Quem concorda com a afirmação e promove com frequência ações que impulsionam a intenção de compra do consumidor é a coordenadora de Marketing da Cooperativa de Consumo (Coop), Claudia Montini. A coordenadora explicou, em entrevista ao DCI ,que como todos os clientes que compram nas 28 lojas da rede são cadastrados, eles conseguem estruturar ações de marketing mais específicas. "Temos um trabalho de inteligência que traça o perfil de nossos clientes e identifica a necessidade deles. Baseados nesses resultados, enviamos mala direta, promovemos encontro dentro das nossas lojas, entre outras coisas", explicou Claudia.
A executiva mencionou a iniciativa que fizeram para ampliar as vendas da categoria de vinhos. "Temos um público consumidor muito forte de vinhos, então desenvolvemos campanhas específicas a eles. São promoções, degustações e até a inserção de novos produtos em nosso portfólio", explicou ela.
A inserção de um sommelier em algumas lojas, também foi uma estratégia colocada em prática após sugestões dos consumidores da rede. "Nessas pesquisas identificamos que o cliente gostaria que um especialista o ajudasse na hora da compra. Então algumas lojas da Coop tem esse atendimento personalizado.
Na rede Supermercados Lopes, com 27 lojas em operação, a qualidade dos produtos ofertados, em especial os de marca própria, é a forma de atrair o consumidor até o ponto de venda.
"O maior ponto forte da rede está no diferencial do atendimento aos clientes, além de oferecermos ótima qualidade nos produtos vendidos, principalmente nos produtos perecíveis - açougue, hortifrúti, frios, padaria, etc -; variedade de marcas e da linha de produtos ,marca Lopes", descreveu a gerente de marketing, Ângela Urbinati.
A preocupação com as características de cada região, também é levada a sério pela empresa. Assim como a prestação de serviços, como pagamento de contas nos caixas . "A estrutura de nossas lojas é constituída de produtos e serviços adequados para o atendimento do nosso cliente de cada região, sendo utilizadas promoções especiais e serviços, como entrega em domicílio, pagamento de contas nos caixas, etc, para atrair o nosso cliente a fazerem suas compras em nossas lojas e ainda utilizarem essas conveniências", disse Ângela.
O cartão próprio da rede (private label) também foi ressaltado pela gerente ao falar dos diferenciais da supermercadista. O Lopes Supermercados dá prazo maior para o pagamento das contas; além da possibilidade de parcelamento extenso sem juros. "Nós oferecemos descontos especiais em produtos sinalizados nas lojas, além de parcelamento em 10 vezes sem juros para bazar e eletroportáteis e três vezes em outras seções da loja."
Natal
Segundo pesquisa divulgada ontem (29) pela entidade, o Natal terá incremento de 14,4% no volume de venda neste ano. Em 2012, o indicador foi de 14,2%, o que mostra estabilidade no período.
Para o vice-presidente da entidade, Marcio Milan, isso mostra que o setor se manterá saudável frente aos demais setores do varejo. "Temos apresentado crescimento significativo em nossas vendas. Dos participantes da nossa pesquisa - mais de 810 empresários - o clima é de otimismo", explicou.
Os produtos que ganham destaque neste período são os típicos de Natal e elevam, assim, a perspectiva de venda. Os supermercadistas esperam vender 17% a mais de frutas especiais importadas; 15,9% de bebidas natalinas; 15,3% de cervejas; 15,2% de refrigerantes; 14,7% de frutas nacionais da época; 14,2% de panetones e 13,6% de vinhos nacionais. Nos produtos importados espera-se um incremento de 10% no volume de vendas frente aos 7,1% identificados anteriormente.
Veículo: DCI