Carreta Escola de Panificação e Açougue irá qualificar mão de obra em municípios de Santa Catarina Empresários e representantes de entidades do varejo na inauguração do novo equipamento
Uma parceria entre a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Fecomércio-SC e Senac-SC permitirá a capacitação e recapacitação de mão de obra em todas as regiões catarinenses com a nova Carreta Escola de Panificação e Açougue, inaugurada hoje (22), na sede do Senac, em Palhoça. O equipamento é resultado de um investimento de R$ 1,5 milhão, e foi projetado para promover cursos e atividades práticas em panificação e açougue.
Durante solenidade de assinatura do termo de parceria, que contou com a participação de empresários, autoridades e representantes de entidades de Santa Catarina, o presidente da ACATS, Atanázio dos Santos Netto, ressaltou que a utilização de nova carreta a partir de 2014 irá suprir uma das maiores carências da entidade, que é a de oferecer oportunidade de qualificação principalmente para os pequenos e distantes, municípios, atuando em categorias profissionais que apresentam maior falta de mão de obra atualmente no estado.
"Existem pequenas empresas familiares espalhadas por todas as regiões de Santa Catarina e, normalmente, estas empresas - mercados e supermercados de pequeno porte - operam no limite de sua capacidade de mão de obra e não podem ficar sem a presença de profissionais no seu dia-a-dia para que eles frequentem cursos em outras cidades. Com a carreta iremos até onde eles estão, estacionamos ao lado do supermercado e todos terão condições de frequentar os cursos", ressaltou o dirigente.
As entidades executoras do projeto farão um calendário anual de atividades de qualificação e requalificação de cursos em panificação, açougue e gestão, mediante levantamento das necessidades nas respectivas regiões. A carreta seguirá um roteiro acompanhado de toda a estrutura necessária em termos de professores e de instrutores, material didático e de apoio. A meta prevista para 2014 é de qualificar aproximadamente 3,5 mil profissionais, em cerca de 30 municípios catarinenses.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Márcio Milan, participou da solenidade de apresentação da Carreta Escola representando o presidente da entidade, Fernando Yamada.
Também participaram do evento o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, o chefe de gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, Rodrigo Minotto, além do deputado estadual Renato Hinnig, da diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bittencourt, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) e vice-presidente da ACATS, João Batista Lohn, do diretores do Senac-SC, Rudinei Paulino e Roberto Martins, do Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABRAS, Adriano Manoel dos Santos, também presidente da Câmara Supermercadista da Fecomércio-SC, do diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini e do presidente do Sindicato dos Supermercados da Grande Florianópolis (Singa) Lúcio Matos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS/Portal ABRAS