Setor de supermercados deve encerrar 2013 com vendas 5% superiores a 2012
As vendas do setor supermercadista em 2013, até novembro, acumulam crescimento de 5,65% em relação ao mesmo período de 2012 de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras, São Paulo/SP). No mês de novembro, a alta real foi de 3,26% em relação ao mês anterior, e de 9,78%, se comparada a novembro de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresenta até novembro crescimento acumulado de 12,28% na comparação com o mesmo período de 2012. No mês de novembro, a variação nominal foi de 16,12%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, e de 3,82%, em relação a outubro.
“As vendas até novembro mostram que o nosso setor alcança resultados muito positivos neste ano e as perspectivas continuam muito boas para as vendas deste final de ano. O Índice de Vendas mais uma vez apresentou crescimento expressivo em novembro, sobre o mesmo mês do ano anterior, o que mostra que o brasileiro continua consumindo bem, pois sua renda permanece estável”, afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada. “Devemos concluir 2013 com vendas acima dos 5%, em relação a 2012, o que sem dúvida é um ótimo resultado”, pontua.
Ressalta-se que o Índice Nacional de Vendas Abras, na sua metodologia, utiliza desde 2001 o IPCA cheio como deflator e este acumula 5,77% nos últimos 12 meses. A inflação de alimentos medida pelo mesmo índice do IBGE, no entanto, acumula crescimento de 8,63% em 12 meses. Mas, segundo cálculos do Departamento de Economia da ABRAS, ainda que se utilizasse um índice mais próximo ao de alimentos, o crescimento do setor superaria a casa dos 3% em termos reais, o que mostra a força do setor supermercadista e a manutenção do poder de consumo da população.
Veículo: Site Feed Food (19/12)