O volume de itens vendidos nos supermercados brasileiros deve melhorar em relação ao desempenho de 2013, que anotou avanço de 0,8% ante 2012. Segundo o gerente de atendimento da Nielsen, Fábio Gomes da Silva e o presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, a estabilidade de preços e a recuperação do volume de vendas de algumas categorias, como cervejas e refrigerantes, contribuirão para um melhor desempenho em 2014 nesse aspecto.
"O setor de varejo vem crescendo continuamente desde 2008. Há dois, três anos chegamos a crescer 6%, 7%. Esse número de 2013 não consideramos ruim, mas é bom diante de cenário adverso", explicou Silva. "Para 2014, as vendas em volume deverão ser maiores que 1%, mas ainda não dá para cravar um porcentual de crescimento", completou.
Bebidas
Para Honda, o comportamento de 2013 em volume só não foi melhor por conta das quedas de vendas de cerveja e refrigerante. Segundo o Índice de Volume Abras/Nielsen, as vendas de refrigerante em 2013 recuaram 4,3% ante 2012, enquanto as de cerveja diminuíram 1,9%.
"Como vejo que 2014 será de retomada de volume desses itens - o início do ano já está bem aquecido por conta de temperaturas mais altas -, o porcentual geral melhora. Além disso, a expectativa de estabilidade de preços dos itens no geral será fundamental para o avanço em volume no ano", ressaltou Honda.
Ele ponderou que o autosserviço ainda não é o principal canal de vendas da cerveja, por exemplo. "O consumo da bebida ainda é mais forte em bares e restaurantes. O varejo é responsável por cerca de 40% a 30% das vendas do item, quanto bares e restaurantes, 60% a 70%. Nos Estados Unidos, esse porcentual é o inverso", informou.
Copa do Mundo
A Copa do Mundo, a ser realizada no País entre junho e julho, também deve ajudar um crescimento mais expressivo no volume de vendas. Conforme Silva, produtos como snacks, cervejas, bebidas no geral, tendem a ser mais procurados na época. Honda também ressaltou que os supermercadistas vão promover ações específicas de aumento de consumo da cerveja na época da realização do evento. A Abras acredita em uma estabilidade de preços dos alimentos em 2014.
Veículo: Diário do Nordeste