Faturamento dos supermercados de Minas Gerais surpreende e cresce 6% em janeiro

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Mesmo assim, Amis mantém cautela

Luciane Lisboa

O primeiro mês do ano surpreendeu os supermercadistas mineiros, que registraram alta de 6,07% na receita na comparação com janeiro de 2013, segundo o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), realizada junto à empresas de todo o Estado, divulgada ontem.

O resultado, já deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa quase o dobro do percentual de expansão previsto para o setor neste exercício (3,5%) e foi maior do que a média nacional. No período, os números do país, divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mostraram que o segmento registrou crescimento de 4,5% no faturamento.

Apesar do bom começo, o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, adiantou que, por enquanto, está mantida a estimativa conservadora, já que é muito cedo para alterações de prognósticos.

"Vamos aguardar como serão os próximos meses. Este ano terá eventos importantes, como a Copa do Mundo e as eleições.  impossível saber como será o comportamento do consumo nesses períodos. Mas estamos bastante otimistas", afirmou.

Por outro lado, feriados prolongados como o Carnaval, que neste ano ocorre em março, e a Páscoa, que excepcionalmente vai emendar com 21 de abril, são períodos considerados ruins de vendas para o setor, já que as pessoas costumam viajar para outros estados.

"Com certeza, o desempenho de março será afetado pelo Carnaval, mas muita gente tem demonstrado interesse em ficar na Capital, o que pode ajudar os negócios", disse.

Já em relação a dezembro houve queda de 18,6% nas vendas do setor. No entanto, Rodrigues explica que isso não preocupa, uma vez que dezembro é um mês de extrema sazonalidade, considerado o melhor do ano para os supermercadistas.

"Janeiro é mês de férias e também do pagamento de vários encargos como IPTU e IPVA. Além disso, a base de comparação é alta, já que temos o Natal em dezembro. Em todos os anos esse resultado é negativo", ressaltou.

Investimento - O setor supermercadista mineiro prevê investir R$ 340 milhões na abertura de 85 lojas e na reforma de outras 65. Com isso, o segmento deve fechar este ano com 6.970 estabelecimentos em todo o Estado.

Além disso, a expectativa é que sejam criados cerca de 10 mil empregos em 2014. A previsão é que até o fim do ano 166 mil trabalhadores atuem no segmento em toda Minas Gerais, segundo previsão da Amis.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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