Para aprimorar a implantação do projeto piloto do programa Servir, aplicativo criado pelo governo para o consumidor avaliar os setores do comércio e de serviços, a ABRAS reuniu executivos do setor supermercadista na última sexta-feira (4), em São Paulo.
No encontro, que teve objetivo de contribuir para a consulta pública aberta pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o INMETRO, os supermercadistas esclareceram dúvidas sobre o programa, apresentaram questões importantes sobre a divulgação dos resultados, os critérios de avaliação, entre outras.
"Estamos abertos a receber sugestões para o programa Servir, que nos permitirá dar visibilidade àquelas empresas com serviços relevantes, empreendedoras, para que outras possam seguir esses passos e contribuir para a evolução das relações de consumo no País", afirmou o diretor do Departamento de Política de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício do Val.
Os resultados das avaliações terão dupla finalidade, dar visibilidade àqueles que buscam a excelência nos serviços ao consumidor, e no caso das empresas que tiverem avaliação insatisfatória não haverá qualquer divulgação, mas as informações serão direcionadas apenas ao empresário para que ele possa avaliar os aspectos de gestão daquele empreendimento específico, explicou o presidente em exercício do INMETRO, Oscar Acselrad.
O programa Servir contará com avaliadores independentes, que passarão por um treinamento on-line para aceitação pelo Comitê formado pelo MDIC e Inmetro de forma a ser responsável pelas informações e pelos resultados da sua avaliação. "Esses avaliadores poderão ser auditados para evitar vícios ao longo do processo, e o próprio supermercadista pode incentivar o consumidor a ser um avaliador", explicou o diretor de Qualidade do INMETRO, Alfredo Lobo.
O vice-presidente Marcio Milan explicou sobre a parceria da ABRAS com o Ministério para a realização do programa, lançado oficialmente em novembro do ano passado durante o Simbracs, em Brasília. "Começamos a tratar do tema internamente no Comitê Jurídico, já em mês de novembro do ano passado, pegando um pouco a opinião de cada empresa, de cada representante, e informamos que os supermercados faria parte do programa piloto e desta ferramenta que seria criada para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo comércio. Posteriormente, a informação foi divulgada pela Revista SuperHiper (edição dezembro 2013), e agora chegamos a fase de enviar nossas contribuições a consulta pública aberta pelo Ministério, que dá oportunidade a todas as entidades de se manifestarem a respeito do programa", explica Milan.
Participaram da reunião, o diretor do Departamento de Política de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício do Val, o presidente em exercício do INMETRO, Oscar Acselrad, o diretor de Qualidade do INMETRO, Alfredo Lobo, o coordenador-geral de Mercado Doméstico do MDIC, Douglas Finardi Ferreira, o diretor da ABRAS, Alain Winandy, o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra, executivos da entidade, o superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Carlos Corrêa, supermercadistas, executivos das três maiores empresas supermercadistas entre outras.
Sobre o Servir
O programa Servir é um aplicativo para smartphone e tablet criado pelo governo para o consumidor avaliar os serviços prestados pelo comércio. O setor supermercadista será o primeiro segmento contemplado no projeto piloto, com a observância dos requisitos de Acessibilidade; Atendimento; Rapidez; Instalações e Variedade.
Os critérios de avaliação estarão focados em acessibilidade, instalações, variedade de produtos, atendimento e fila. As cinco notas variam de A até E, indicando a qualidade dos serviços oferecidos.
Inicialmente, o projeto piloto contará com cerca de 200 avaliadores, do MDIC e do INMETRO. Depois, será feita a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso via internet para se habilitar na condição de avaliador do programa. Após habilitado, o voluntário será orientado a baixar o aplicativo Servir em seu smartphone e, a partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos, identificando os estabelecimentos em destaque pela qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
O texto da Portaria (Inmetro/MDIC nº 112) encontra-se disponível no endereço: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002099.pdf
Fonte: Reportagem Luciana Martins
Edição Susana Ferraz