Grupo Zaragosa: Na carona do atacarejo

Leia em 2min

Conheça o grupo Zaragoza, a rede de mercados que mais cresceu no País em 2013, e confira os seus planos


A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, exibe uma das mais elevadas rendas per capita do País, com R$ 14.580, cerca de 50% acima da média nacional. Esse cenário, que conjuga bons empregos, alto padrão de renda e qualidade de vida, foi decisivo para fazer da Zaragoza o grupo supermercadista que mais cresceu entre as 20 principais redes do varejo de alimentos no País no ano passado. A empresa, fundada pelo emigrante espanhol Cleber Gomez, faturou 25,4% a mais do que em 2012, com receitas de R$ 1,37 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com isso, a Zaragoza ultrapassou a rede carioca Zona Sul, assumindo a 19ª posição do ranking da Abras, liderado pelo Pão de Açúcar.

Trata-se de um resultado e tanto quando se considera que o mercado teve uma expansão de 5,5% em relação a 2012, fechando o ano com um movimento total de R$ 272,2 bilhões. “O nosso maior diferencial é o foco no público do Vale do Paraíba, que conhecemos muito bem e que tem alto poder de compra”, afirma Flávio Almeida, cofundador e diretor-comercial do grupo. “Também atendemos o pequeno varejo, que está muito mais maduro do que alguns anos atrás e tem crescido acima da taxa do mercado.” Com apenas uma década de existência, o grupo é dono de 13 lojas das bandeiras Villareal Supermercados, voltado para o consumidor final das classes A e B, e da Spani Atacadista, que tem como clientes os pequenos varejistas, restaurantes e bares.

Tanto o nome do grupo quanto o de suas marcas fazem referências à Espanha, terra natal de Gomez, um homem discreto e avesso aos refletores. Nos últimos anos, o grupo tem investido, em média, R$ 35 milhões, estimulado pelo ritmo de abertura de uma loja por ano. Mas, para 2014, os planos são mais agressivos. Há três novas lojas em preparação, o que vai elevar a previsão de investimentos para R$ 65 milhões. “Há uma parcela do público que fugiu dos hipermercados para comprar nos atacarejos”, diz Almeida. Segundo ele, a venda direta para restaurantes feita pela Spani garante a continuidade e o aumento das receitas. “Para nós, a tendência do brasileiro em fazer mais refeições fora do lar veio para ficar”, afirma.



Veículo: Isto É Dinheiro


Veja também

Makro lidera setor atacadista distribuidor, aponta Ranking da ABAD

O Makro Atacadista S/A mantém a primeira colocação geral no segmento atacadista distribuidor, de ac...

Veja mais
Ranking ABRAS/Superhiper: homenagem às 20 maiores empresas e ao desempenho do setor no País

Representante das 20 maiores empresas supermercadista do País receberam certificado durante o evento ...

Veja mais
Supermercadistas celebram desempenho do setor no tradicional jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper

Lideranças do setor supermercadistas comemoram desempenho do setor  Para comemorar os bons resultad...

Veja mais
4º Encontro de Supermercados do Sertão atrai mais de mil visitantes

Lojistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará farão negócios de até R$ 10 milh&oti...

Veja mais
ABRAS realiza hoje Assembleia Geral Ordinária

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza na tarde de hoje (24.04) Assembleia Geral Ordin&a...

Veja mais
Abertura da Mercosuper destaca trabalho da APRAS com o governo do PR para melhorar o setor

   Governador do Paraná, Beto Richa, durante abertura da 33ª Mercosuper   A aber...

Veja mais
4º Encontro de Supermercados do Sertão começa hoje na Paraíba

Começa hoje (23) o 4º Encontro de Supermercados do Sertão na cidade de Patos, interior da Paraí...

Veja mais
Kantar Worldpanel aumenta em 40% sua amostra

Empresa aumenta a acuracidade dos dados principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país A Ka...

Veja mais
Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper reúne grandes lideranças do varejo nesta quinta-feira, em SP

A Associação Brasileira de Supermercados reúne na próxima quinta-feira (24) as principais li...

Veja mais