Em função da Copa do Mundo, o setor supermercadista tem aproveitado um bom momento, o que poderá se refletir em números positivos no fechamento de 2014. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) ainda não tem números consolidados sobre a Copa do Mundo, mas divulgou que as expectativas para as vendas no período eram as melhores possíveis. Redes como o Walmart já comemoram os resultados e exibem números que chegam a 70% de crescimento em itens como salgadinhos, por exemplo.
De acordo com a Abras, no acumulado de janeiro a maio, as vendas do setor registraram alta de 1,62%, no comparativo com o mesmo período do ano passado. “Nossa expectativa é que as vendas em junho e julho possam surpreender positivamente, especialmente pelo maior consumo de produtos de algumas categorias importantes durante o período da Copa do Mundo”, explica o presidente do Conselho Consultivo da Associação, Sussumu Honda.
Perspectivas
Tomando por base os números registrados até agora e os resultados esperados para a Copa, Honda acredita que o ano será bom. “Continuamos com a nossa estimativa de crescimento de vendas para o ano em torno de 3%, apesar das reduções das projeções de crescimento divulgadas pelo Boletim Focus do Banco Central”, afirma. O Walmart já comemora os resultados. De acordo com a rede, foram dois anos de planejamento para o período da Copa do Mundo nas lojas do Bompreço e Hiper Bompreço no RN. Conforme a empresa, as lojas locais já registraram aumento de 50% na venda de carnes para churrasco na véspera dos jogos do Brasil, em relação a um dia normal de vendas. Já nos dias da partida, o crescimento é maior na categoria de salgadinhos: o produto registrou alta de 70% na comparação com um dia sem jogo.
Os dados relativos à Copa ainda serão consolidados pela rede, mas a expectativa é de que entre maio e julho a venda de artigos relacionados à Copa do Mundo registre um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Mais de 60 itens foram desenvolvidos pela rede para o Mundial, entre bandeiras, cornetas, petisqueira, camisetas e outros.
Conforme o Walmart, a procura por televisões está tendo o seu pico de vendas nesse período. Segundo a rede, em fevereiro, já houve crescimento de 17,5% nas vendas do produto com a sazonalidade. O índice saltou para 25% em março. Para o período de maio a julho, a rede espera um crescimento de 135%. A Assurn, Associação dos Supermercados do RN, foi procurada, mas os porta-vozes não foram localizados para comentar o assunto.
Veículo: Tribuna do Norte