A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) deve revisar para baixo no próximo mês sua previsão para crescimento das vendas do setor supermercadista em 2014, informou ontem o presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda. A previsão feita no início do ano era de alta de 3%.
Durante apresentação dos números de vendas em junho, o executivo observou que uma expansão abaixo do patamar de 3% ao ano é "bastante baixa" segundo os níveis históricos do setor. Se o resultado abaixo desse patamar se confirmar, será o pior desde 2006, ano em que as vendas dos supermercados tiveram queda real de 1,59%.
O executivo apontou para o fato de que os números do primeiro semestre indicam desaceleração no ritmo de crescimento das vendas mês a mês. Ele ainda lembrou que o segundo semestre de 2013 foi de ritmo de crescimento mais alto e que, portanto, o patamar de comparação dos próximos meses será mais duro.
Honda avaliou que as vendas em junho tiveram uma dinâmica diferente por conta da Copa do Mundo. "Criou-se muita expectativa (para alta de vendas na Copa), mas houve certa exacerbação nesse aspecto", comentou. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG