Mais de 90 participantes conheceram os produtos elaborados na Serra Gaúcha e em outras regiões produtoras neste ano. Segunda edição encerrou ontem (19) com a presença de 21 redes
Quarenta e três supermercadistas de 21 redes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo participaram entre quinta-feira (16) e domingo (19) de mais uma edição da Missão Comercial promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A ação teve o objetivo de estreitar o relacionamento entre empresários e compradores com o setor vitivinícola brasileiro para aumentar a exposição e as vendas da categoria em lojas de todo o país. Na sexta-feira, o grupo participou de um mini circuito de degustação, com a participação de 13 vinícolas. A programação incluiu ainda visitas a vinícolas da Serra Gaúcha.
"Existem muitos produtos de altíssima qualidade que só descobrimos por meio das missões e do circuito de degustação. Estamos melhorando a variedade de produtos brasileiros na gôndola e abrindo o leque de vinhos com uvas europeias, mas mantendo os de variedades americanas. Com isso, aumenta-se o tíquete médio dos consumidores", avaliou Ricardo Sá, sommelier de uma rede formada por 27 lojas em Minas Gerais.
Já Carlos Eduardo Souza, sommelier responsável pela compra de vinhos de uma rede de supermercados com 27 lojas distribuídas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, destacou que a ação é uma ótima oportunidade para conhecer os rótulos e desmistificar o preconceito que, segundo ele, ainda é percebido com relação aos produtos brasileiros. "Nas missões, temos a oportunidade de conhecer as novidades de cada vinícola e apresentá-los de maneira atraente aos nossos clientes", completou.
No final de agosto, 50 supermercadistas, de 23 redes, dos três estados da região Sul além de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, estiveram na Serra Gaúcha. Entre as atividades da programação, ocorreu a apresentação dos cases Vinhos Brasileiros Premiados, do Grupo Pão de Açúcar, e das importadoras Mitral e Casa Flora com as vinícolas Vallontano e Miolo, respectivamente.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, avalia de forma positiva o trabalho de aproximação das vinícolas com os canais de distribuição. "Temos muito espaço ainda a conquistar, e essas ações com os supermercadistas são importantes para mostrarmos nossos produtos que são competitivos em qualidade e preço", reforça.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirma a que o case do Pão de Açúcar pode servir de modelo para outros estabelecimentos. O dirigente esteve na edição de agosto da missão comercial e elogiou a iniciativa conjunta das entidades. Milan destacou que a cartilha Conhecendo os Vinhos Brasil, que está sendo distribuída para os supermercadistas, atendentes de vinhos, sommeliers e outros profissionais do segmento, vai auxiliar na exposição dos produtos, além de ser uma fonte importante com informações sobre o setor vitivinícola brasileiro. "É um instrumento geral que valerá para todos os supermercados, dando um alinhamento no trabalho com vinhos brasileiros", definiu.
Veículo: Jornal Dia a Dia - MT