Pesquisa de Natal realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em 2014 revela que o setor supermercadista brasileiro espera crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de fim de ano em relação à mesma época de 2013. Em Uberaba, o setor não está tão otimista e projeta crescimento em torno de apenas 5% em relação a 2013.
De acordo com Matusalém José Alves, presidente da Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper), a população uberabense já está visitando os supermercados para pesquisa de preços, mas as vendas ainda não são significativas. “Nós já temos muitos produtos, como a linha de panetones, que já está nas lojas, mas a venda efetiva para as festas de fim de ano só começa a deslanchar mesmo a partir do dia 15 de novembro. É quando também começam as festas de confraternização das empresas”, destaca.
Matusalém concorda que este realmente está sendo um ano atípico também para o comércio supermercadista, em virtude de eventos como a Copa do Mundo e eleições, mais ainda pela preocupação da população com as variações da economia. “De qualquer maneira, esperamos um crescimento de vendas em torno de 5% com relação ao mesmo período do ano passado; não vai passar disso”, ressalta.
No grupo dos itens típicos da época, o lombo é o que deverá apresentar maior percentual de procura, seguido pelas aves nobres, como peru e chester, e depois pelos melhores cortes de carne bovina que também têm demanda maior, segundo Matusalém. Há ainda na lista de procuras: panetone, bebidas natalinas, frutas secas e da época, e vinhos nacionais e os defumados.
Cestas de Natal. Já a procura de empresas de Uberaba por cestas de Natal já começou, mas também não deve ter crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a proprietária de uma distribuidora, Cláudia Sepúlveda Anconi, a média de aumento ficará abaixo do esperado. “Em virtude da falta de crescimento econômico no Brasil, a expectativa não é muito boa, já que o crescimento ficou em praticamente zero, e as empresas estão preocupadas com questões relativas a pessoal; então, se tiver crescimento, será pouco. Algo em torno de 4% a 5%”, avalia.
Mesmo assim, as distribuidoras já estão recebendo pedidos e reservas de entregas para em torno do dia 15, que é quando começam as confraternizações das empresas. Uma cesta de Natal simples, com cerca de 11 itens, custa em média R$28,60, variando em cestas com até 28 itens, que chegam a custar cerca de R$75,35.
Veículo: Jornal da Manhã - MG