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As vendas nos supermercados aumentaram 2,16% no ano até novembro em termos reais (computando a inflação pelo IPCA, índice oficial), de acordo com o Índice Nacional de Vendas, da Associação Brasileira de Supermercados, na comparação com as do mesmo período do ano passado.
Só em novembro, o aumento foi de 1,42% em relação ao desempenho de outubro e de 2,94% na comparação com novembro de 2013.
Já em valores nominais (sem computar a inflação), as vendas tiveram alta de 1,94% em relação ao mês de outubro e, quando comparadas a novembro do ano passado, aumento 9,69%. No acumulado do ano, o aumento ficou em 8,63%.
REVISÃO
E a Abras admitiu uma possível revisão na estimativa de crescimento de vendas para 2015 diante da sinalização do governo federal com ajustes na economia e maior rigor fiscal.
Em setembro, a entidade divulgou projeção de alta de 2,5% nas vendas deflacionadas nesses estabelecimentos no ano que vem.
Segundo o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, a avaliação é a de que a previsão parece "um pouco elevada" e "bem otimista" no momento. A associação deverá anunciar um número mais preciso em janeiro.
Honda afirmou que "2014 vem se confirmando como um ano de bons resultados para o setor supermercadista, que responde, no Brasil, por cerca de 84% do abastecimento de alimentos, bebidas, itens de limpeza, beleza e afins".
O posicionamento contrasta com previsão feita em agosto de que o setor cresceria 1,9% em 2014, ante projeção anterior de 3%, após um modesto desempenho no primeiro semestre e expectativa frustrada de impulso das vendas com a Copa do Mundo.
"O segundo semestre do ano passado havia sido mais forte do que o primeiro, por isso a perspectiva era a de que, no confronto com segundo semestre deste ano, a gente teria mais dificuldades", afirmou Honda, acrescentando que a entidade decidiu ser bem conservadora pois as projeções para a economia como um todo vinham piorando.
Ainda assim, o avanço do resultado no acumulado do ano segue distante do observado no mesmo período de 2013, quando as vendas reais nos supermercados subiram 5,65% de janeiro a novembro.
CESTA
O preço da cesta AbrasMercado, que tem 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela GfK, subiu 2,15% em relação ao mês anterior, para R$ 378,23. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,11%.
As maiores altas na comparação com outubro foram da batata (68,58%), do pernil (5,20%) e da carne (traseiro, 4,73%). As maiores baixas foram registradas em leite longa vida (5,91%), ovo (3,22%) e feijão (1,82%).
Veículo: Folha de S. Paulo