No mês de novembro, somente, as vendas reais dos supermercados no país subiram 2,94 por cento ante igual mês do ano passado, com alta de 1,42 por cento sobre outubro
SÃO PAULO (Reuters) - As vendas reais dos supermercados no Brasil avançaram 2,16 por cento no acumulado de 2014 até novembro, em resultado que fez a associação que representa o setor, Abras, mostrar certo otimismo em relação ao desempenho alcançado até agora.
Nesta segunda-feira, o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, afirmou em nota que "2014 vem se confirmando como um ano de bons resultados para o setor supermercadista, que responde, no Brasil, por cerca de 84 por cento do abastecimento de alimentos, bebidas, itens de limpeza, beleza e afins".
O posicionamento contrasta com previsão feita em agosto de que o setor cresceria 1,9 por cento em 2014, ante projeção anterior de 3 por cento, após um modesto desempenho no primeiro semestre e expectativa frustrada de impulso das vendas com a Copa do Mundo.
Entretanto, o avanço no acumulado do ano ainda segue distante do observado no mesmo período de 2013, quando as vendas reais nos supermercados subiram 5,65 por cento de janeiro a novembro.
No mês de novembro, somente, as vendas reais dos supermercados no país subiram 2,94 por cento ante igual mês do ano passado, com alta de 1,42 por cento sobre outubro.
CESTA
O preço da cesta AbrasMercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela GfK, subiu 2,15 por cento sobre o mês anterior, a 378,23 reais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,11 por cento.
As maiores altas na comparação com outubro foram da batata (+68,58 por cento), pernil (+5,20 por cento) e carne traseiro (+4,73 por cento). As maiores baixas ocorreram em leite longa vida (-5,91 por cento), ovo (-3,22 por cento) e feijão (-1,82 por cento).
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