De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado junto a supermercadistas, todos os produtos relacionados à Páscoa tiveram aumento de preço em relação ao ano passado. Os ovos de Páscoa apresentam a maior alta, chegando a ficar 10,9% mais caros na comparação com 2014. A categoria Chocolates em geral, que inclui os tabletes, teve aumento de 8,8% nos preços.
O levantamento também mostra que a maior parte dos supermercados brasileiros projeta estabilidade nas vendas de Páscoa de 2015 na comparação com o ano passado. Dentre os entrevistados, 55,8% disseram acreditar que as vendas ficarão no mesmo nível do ano passado, enquanto 17,3% previram vendas mais fracas e 26,9% estimaram um resultado superior ao obtido um ano antes. Vale ressaltar, que a Páscoa é considerada a segunda data mais importante em vendas para o setor supermercadista do País, atrás apenas do Natal.
Em comunicado, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, afirmou que neste ano o varejista está mais cauteloso. “Apesar de as vendas dos supermercados como um todo ainda estarem positivas, a percepção de um ano difícil com crescimento nulo e inflação alta, aliada aos juros mais altos e corte de despesas do governo, acaba afetando as expectativas do setor”, disse.
A pesquisa da entidade também apontou que os supermercados estão enxergando menor disposição dos consumidores em investir em ovos de Páscoa: os produtos com mais de 500 gramas, mais caros, foram os únicos na categoria de chocolates que apresentaram queda nas encomendas sobre um ano antes, com recuo de 6,7% em valor. O aumento mais expressivo, de 5,9%, foi para os ovos de até 150 gramas, os mais baratos.
Diário do Nordeste
Veículo: Site Iguatu.net