As vendas do setor supermercadista tiveram queda de 20,48% em valores reais (descontada a inflação) em janeiro em comparação com dezembro, mês com grande volume de vendas. Já em relação a janeiro do ano anterior, houve crescimento de 3,42%. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quarta-feira (25).
Para o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, o crescimento de 3,42% segue basicamente o ritmo que vinha se delineando em novembro e dezembro. “O resultado do primeiro mês do ano é bom, mas o nosso setor segue com muita expectativa e certa preocupação com os acontecimentos econômicos em curso. Ainda não foram divulgados os dados de emprego em janeiro, por exemplo, que é sempre um bom indicador para nossas vendas, mas pelo que pudemos observar na resposta dos supermercadistas, se houve uma queda ou diminuição no ritmo de emprego por conta do momento econômico do país, ele ainda não foi tão significativo”, diz.
Páscoa
A Páscoa 2015 deverá manter o mesmo patamar de vendas registrado no ano passado, de acordo com pesquisa do Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No levantamento, 55,8% dos entrevistados acreditam que as vendas ficarão no mesmo nível de 2014. Outros 26,9% dos supermercadistas estão mais otimistas e acreditam que as vendas serão superiores às do ano anterior. Por outro lado, o percentual de empresários que esperam queda nas vendas é de 17,3%.
Veículo: Site Folha do MS (25/02)