Diretoria da entidade presta últimas homenagens ao grande pioneiro do setor supermercadista
Junichiro Yamada, presidente e co-fundador da Grupo Y. Yamada - Foto: Cristino Martins/Arquivo O Liberal Da esq. p/ dir. Aki, Makoto, Hiroshi e Yoshio, na mesma ordem, Mitsuru, Hilka, Junichiro, e Takuo. Foto: Reprodução Instagram/@lojasyyamada Foto: Reprodução Instagram/@lojasyyamada
A ABRAS, com pesar, comunica a todo o setor supermercadista brasileiro e a toda a sociedade brasileira o falecimento do grande empresário, pioneiro do Setor, presidente e co-fundador da Grupo Y. Yamada, do Pará, sr. Junichiro Yamada (89 anos), ocorrido nesta sexta em São Paulo-SP, onde encontrava-se sob tratamento médico.
Sr. Junichiro, pai do presidente da ABRAS, Fernando Yamada, será enterrado neste domingo em Belém do Pará, onde receberá as últimas homenagens.
“Neste momento de pesar, nos consola saber que todo o esforço da vida e trabalho do sr. Junichiro Yamada, presidente e co-fundador da Grupo Y. Yamada, toda a sua dedicação à grande família que é o Grupo Y. Yamada, e o seu enorme amor à cidade de Belém do Pará, que tão bem acolheu a sua família, permanecerão e ainda gerarão muitos frutos, porque são inúmeras e valiosas as lições que nos deixa”, afirmou o presidente do conselho consultivo da ABRAS, Sussumu Honda em nota oficial (abaixo).
Partida
Os moradores de Belém, toda a classe supermercadista do estado, e diretores e colaboradores da rede Y.Yamada estão muito sensibilizados com a grande perda. A rede Yamada emitiu um comunicado, em sua página no Facebook, no início da tarde desta sexta-feira(3). De acordo com a nota emitida, o momento é de tristeza. “A sua partida nos traz a todos um sentimento de perda inestimável, recordando sempre de todos os ensinamentos que este amazônida de coração nos transmitiu durante sua brilhante passagem nesta vida. Apesar da saudade, sua memória continuará viva através dos valores e lições que repassaremos para as próximas gerações.”
Legado
A família Yamada chegou ao Estado do Pará no primeiro navio que trouxe imigrantes japoneses ao Pará. Lá, com muito trabalho e dedicação criou uma grande empresa – a partir de um pequeno magazine no centro da cidade – que é muito admirada por toda a população, especialmente pelas classes C e D, que a deixaram conhecida como “Mãe Yamada”, pela atenção especial dada a todos os clientes.
Hoje, já na quinta geração, a família Yamada tem 94 membros, destes 23 fazem parte do quadro de colaboradores do Grupo Y.Yamada, entre eles o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, atual vice-presidente financeiro do grupo, filho mais velho do sr. Junichiro.
A Y. Yamada é a 14ª maior empresa supermercadista do País, com o faturamento de R$ 1,96 bilhão em 2014, com 36 lojas.
Veja o comunicado oficial, emitido pela ABRAS:
COMUNICADO ABRAS
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do grande empresário, pioneiro do Setor, presidente e co-fundador da Grupo Y. Yamada, do Pará, sr. Junichiro Yamada (89 anos), ocorrido nesta sexta em São Paulo-SP, onde encontrava-se sob tratamento médico.
Seu filho, nosso presidente Fernando Yamada, todos nós diretores e equipe ABRAS, supermercadistas, e amigos da Família Yamada, lamentamos muito esta grande perda, que é também a perda de um grande cidadão amazonense.
Neste momento de pesar, nos consola saber que todo o esforço da vida e trabalho do sr. Junichiro Yamada, presidente e co-fundador da Grupo Y. Yamada, toda a sua dedicação à grande família que é o Grupo Y. Yamada, e o seu enorme amor à cidade de Belém do Pará, que tão bem acolheu a sua família, permanecerão e ainda gerarão muitos frutos, porque são inúmeras e valiosas as lições que nos deixa.
Apresentamos a toda a Família Yamada, e ao povo de Belém do Pará, que perde um grande filho, nossos sentimentos.
Prestamos, com carinho e respeito, nossas sinceras homenagens ao grande líder e grande homem, sr. Junichiro Yamada.
Sussumu Honda
Presidente do Conselho Consultivo da ABRAS
Diretores da ABRAS, funcionários e colaboradores
Homenagens finais
Junichiro Yamada deixa quatro filhos, entre eles o presidente Fernando Yamada, e a esposa, Isaura.
As últimas homenagens ocorrem em Belém do Pará, cidade que o acolheu com seus pais, Yoshio e Aki.
Seu corpo será velado a partir das 16h30 neste sábado na Capela Recanto da Saudade, na rua Diogo Móia. Nesta mesma Capelao correrá missa de corpo presente no domingo, às 9 horas. O sepultamento será neste domingo, às 10 horas, no Cemitério Recanto da Saudade.
Fonte: Portal ABRAS