APAS: maior feira de todos os tempos

Leia em 3min 30s

Com recorde de público e expositores, evento teve como tema "Produtividade - A Serviço do Consumidor" e reuniu mais de 73 mil pessoas em São Paulo


 

 

A 31ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), bateu todos os recordes e tornou-se a maior de todos os tempos. Entre os dias 4 a 7 de maio, o principal evento do setor supermercadista reuniu varejistas de todos os portes e segmentos do Brasil e de outros países, além de autoridades e personalidades influentes da economia e dos negócios, como o renomado jurista Ives Gandra e o guru de negócios, o indiano Ram Charan.

Nos quatro dias de evento, a Feira recebeu um total de 73.778 visitantes, batendo o recorde de público de todas as edições. A quantidade de expositores em 2015 também aumentou: foram 685 marcas - deste total, 138 eram internacionais - distribuídas pelos quatro pavilhões do Expo Center Norte.


A Feira contou com importantes presenças, como a do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o vice-governador, Márcio França; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada; o deputado estadual, Orlando Morando; Jaime Gazmuri, além de autoridades convidadas e empresários do setor supermercadista.
Neste ano, o evento foi pautado pela temática "Produtividade - A Serviço do Consumidor". Em um ano cheio de desafios para a economia brasileira, a preocupação com a produtividade é cada vez mais fundamental em diversos segmentos, a fim de gerar bons resultados com foco no melhor atendimento aos consumidores.


Comemorando os resultados da Feira, o presidente da APAS, Pedro Celso, destaca o porte do evento para o segmento - local que representantes de todo o setor supermercadista marcam presença. "Esse é o espaço e o momento mais esperado do ano para fazer relacionamento e negócios. Nossa missão é contribuir para impulsionar o setor e, nesta edição, batemos todos os recordes, público, negócios e relacionamentos".


Congresso

O número de palestras do 31º e Feira de Negócios em Supermercados praticamente dobrou: ao todo foram 59 discussões, que, mediadas por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), foram ministradas por nomes de peso nacionais e internacionais. A rodada de palestras teve início com o jurista Ives Gandra, considerado um dos maiores nomes do direito tributário. O advogado tratou sobre a necessidade de revisitar conceitos, tais como ética e moral para permear as reformas política, administrativa, trabalhista e tributária - temas tão necessários para impulsionar o crescimento da economia.


Encerrando o ciclo de palestras, Ram Charan, especialista em produtividade e guru de negócios globais, abordou a boa execução da estratégia em prol do aumento da produtividade e aumento dos resultados da empresa. Charan afirmou que os varejistas ainda falham por não buscar a maior intimidade com os consumidores. "Cada consumidor é único e deve ser tratado como tal. Muitas empresas ainda não buscam estudar o perfil do seu cliente, o que impacta negativamente nas vendas da empresa", destacou.


Premiações

A APAS, com o suporte do POPAI Brasil (The Global Association for Marketing at Retail), elegeu também os melhores estandes, ações promocionais e exposições da APAS 2015, além de ações sustentáveis. O objetivo é incentivar os expositores que foram mais criativos e inovadores.
Ao todo, 16 empresas foram contempladas, sendo quatro empresas de Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Porte e Mega Estande em cada categoria.


Projetos Especiais

Durante os quatro dias de Feira, mais de 43 mil toneladas de resíduos passaram pelo processo de reciclagem do projeto sustentabilidade. Este ano também foi criada a iniciativa "Sou Resíduo Zero" que apresentou ideias e praticas para destinação correta do lixo orgânico, transformado em adubo pelo processo de compostagem.


Anualmente, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) realiza ações de responsabilidade social e, na Feira, o engajamento da entidade não foi diferente neste ano "Sempre buscamos parceiros que tenham soluções de grande impacto positivo para sociedade", conta Erlon Ortega, diretor de Sustentabilidade da APAS.



Assessoria de Comunicação da APAS


Veja também

Ranking da Abras inclui três redes supermercadistas de Minas

Grupos BH, DMA e Apoio/Super Nosso foram destaques no ano passado   Três grupos supermercadistas mineiros a...

Veja mais
ABRAS realiza reunião com gestores das Associações Estaduais de Supermercados durante a APAS 2015

Encontro teve como objetivo ampliar a sinergia e troca de experiências entre superintendentes e secretários...

Veja mais
ABRAVA realiza workshop de refrigeração comercial e industrial

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecim...

Veja mais
Supermercados se reinventam para manter operação rentável

Com volume de vendas menor e a perspectiva de crescimento de no máximo 1% no ano, redes devem melhorar o relacion...

Veja mais
Abras prevê vendas reduzidas no setor supermercadista

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), deverá revisar para baixo a expectativa para o cr...

Veja mais
Menor oferta de crédito pode afetar abertura de novas lojas, diz Abras

O varejo de supermercados deve sentir uma desaceleração no ritmo de expansão em número de lo...

Veja mais
Abertura da APAS 2015 reúne empresários e executivos do varejo em São Paulo

    Começou nesta tarde a 31ª edição da APAS - Congresso e Feira de Neg&oa...

Veja mais
Abras reduz pela metade projeção de crescimento para o ano

Associação de supermercados calculava aumento de 2% das vendas neste ano, mas reduziu estimativa para apen...

Veja mais
Feira APAS 2015 começa na próxima segunda-feira

31ª edição será pautada pela produtividade, e irá discutir a prática utilizada e...

Veja mais