Feira ocorre até amanhã e traz 800 lançamentos em todos os ramos.
A crise, que já derrubou vendas de supermercados no País, passa longe do segmento emergente de alimentos funcionais e saudáveis. Prova disso é que fabricantes e distribuidores desses itens se destacam entre os que mais ganham espaço na Expoagas 2015, segundo os organizadores, e que projetam aumento de 40% a 50% em receitas no ano. Os expositores apostam no preço mais em conta da barrinha de cereal (pelo retorno nutricional que promete) a atrativos de produtos mais completos, como linhas desidratadas e complementos nutricionais, para conquistar mais gôndolas no Estado, no País e até exterior.
"Um pastel custa R$ 5,00 e a nossa barrinha de café menos de R$ 3,00, e alimenta bem mais", provoca a sócia da Hart's Natural, Sabrina Hartmann, que levou à feira quatro itens novos do portfólio. São mais sabores de barrinhas e mix de cereais e frutas. É a primeira vez que a marca figura na Expoagas. O estande com bandejas recheadas de amostras dos produtos é uma tentação aos visitantes. Sabrina conta que a empresa surgiu há seis anos em Pareci Novo, a uma hora de Porto Alegre. Um problema de doença na família fez os Hartmann descobrirem o potencial de fazer negócio a partir de uma dieta baseada em alimentos orgânicos e naturais.
"O foco é o bem-estar e os benefícios dos produtos", frisou a sócia, que atesta crescimento de mais de 40% anuais na demanda, além do ingresso recente no mercado externo, com exportações ao Uruguai e Chile e negociação com potenciais clientes no Peru. Sabrina cita que os consumidores que aderem cada vez mais ao portfólio não abandonam o gasto mesmo na conjuntura de recessão. Parte porque classes de renda mais elevada estão entre os maiores adeptos da alimentação dita mais saudável. "Aqui na feira esperamos ganhar mais espaço em todo o País", descreve a empresária, sem abrir números de vendas, mas garantindo que a marca já é comercializada em 5 mil pontos, entre supermercados e lojas especializadas.
O presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, confirma que o segmento ajuda a diversificar as opções para o setor e alia o crescimento com a busca por qualidade de vida. Também eleva a previsão de lançamentos na mostra, que chegariam a 800 este ano, ante 600 da edição de 2014. Cerca de 10% das novidades sobrevivem após um ano da estreia, segundo a consultoria Nielsen. "São produtos mais saudáveis, mas que tenham preços acessíveis, como a barrinha de cereal", exemplifica Longo, lembrando que esses produtos também resolvem a falta de tempo para refeições ao prometer valor nutricional elevado.
Sabrina lembra que a família de produtos da marca tem análise e orientação de profissionais em nutrição. Além disso, serão mais quatro lançamentos até o fim do ano da Hart's. A marca faz suspense sobre as novidades. O setor virou novo ocupante de áreas que, na edição de 2014 da Expoagas, eram território de equipamentos. Longo explica que as taxas elevadas de crescimento refletem a ascensão de um segmento de consumo ainda jovem, em contraponto a ramos mais maduros. "São categorias novas, com pouca concorrência ainda", avalia o dirigente supermercadista.
A distribuidora Trendnatural, com sede em Porto Alegre, que atua com 17 marcas nacionais do segmento entre opção sem glúten, ingredientes funcionais, e orgânicos e desidratados, registra avanço de 40% ao ano. "Não temos crise", atesta a assistente de marketing da empresa Marina Amaral Ribeiro. É o segundo ano de Expoagas da distribuidora que abastece 300 pontos, de mercados a restaurantes.
Veículo: Jornal do Comércio - RS