Com a perspectiva de fechar o ano com queda de 0,30% nas vendas, supermercadistas estão ampliando as opções de compra e trazendo maior comodidade ao consumidor para fidelizá-lo
São Paulo - Com três meses de queda nas vendas - 0,20%, 0,69% e 0,96% - o setor supermercadista se prepara para um final de ano magro. Para driblar a crise e tentar fechar o ano com saldo positivo, redes apostam no canal on-line e na venda de pratos prontos, atendendo a demanda de consumidores.
"Fizemos várias ações, entre elas, o desenvolvimento do e-commerce para a região de São Paulo. Também trabalhamos forte nas ações sazonais, com tabloides agressivos. O ultimo exemplo foi o nosso tabloide de aniversário (setembro) com grandes ofertas", afirmou ao DCI o diretor de negócios do Grupo MGB - dono da rede Mambo e do Giga Atacado, André Francez Nassar.
Arrefecimento
O executivo afirmou que a rede sentiu o menor ímpeto de compra do consumidor ao longo deste ano, mas que eles têm tentado manter sua lista de compras. "Sentimos uma leve diminuição, o que é perfeitamente normal dado ao momento econômico. Temos observado uma maior cautela nas compras. E não a substituição de produtos", disse.
Com as ações promocionais e a entrada no canal on-line na rede projeta crescer este ano acima das projeções do mercado que segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é de retração de 0,30%. "Nossa perspectiva é crescer levemente acima do seguimento supermercadista, mas não podemos abrir números. Além disso, vamos expandir a bandeira Mambo por meio de franquias", concluiu Nassar.
Já a rede supermercadista Hirota aproveitou que o consumidor brasileiro é adepto a culinária oriental e colocou a venda em suas lojas o bentô, marmita com uma refeição completa. O grab and go é produzido diariamente e atende aquela parcela da população que se alimenta fora de casa diariamente e custam entre R$ 19 a R$ 23.
Mercado
As vendas reais nos supermercados brasileiros apresentaram queda de 3,11% no mês de setembro, na comparação com igual período do ano anterior, segundo o Índice Nacional de vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já considera dados deflacionadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na comparação com agosto deste ano, as vendas reais caíram 3 94%. No acumulado de janeiro a setembro, a queda é de 0,96% ante igual período do ano anterior.
Veículo: Jornal DCI