Depois de um ano marcado pela retração, o segmento supermercadista entra em 2016 com o sinal amarelo: distante da retomada, a palavra de ordem será estagnação, com destaque para as operações que conseguirem competir com preços melhores.
"O Natal vai ajudar um pouco o caixa das redes, mas não será o bastante para reverter um ano marcado pela recessão", diz o gerente da rede supermercadista baiana HiperMix, César Couto.
A visão do executivo é bem embasada: de acordo com balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas reais no setor caíram 1,61% até novembro, na comparação anual. Em novembro, as vendas dos supermercados tiveram retrocesso de 7,13% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto sobre outubro, a queda foi de 4,31%. "O alto nível de desemprego em novembro, da ordem de 7,5% (contra 4,8% no mesmo mês de 2014) fez com que o rendimento real do trabalhador apresentasse uma queda de 12,2% em um ano, o que influenciou fortemente o resultado do setor", afirmou vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em comunicado ao mercado. A previsão é que as vendas de dezembro não sejam suficientes para alterar a tendência de queda em 2015.
Futuro
De acordo com Neto, a expectativa é que no próximo ano, medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e "finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento".
O otimismo para um 2016 menos crítico também é o discurso do Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Celso.
"Esperamos um ano moderadamente melhor em 2016, prevendo uma retomada lenta e gradual da economia, com ligeira melhora na confiança dos empresários e consumidores", comentou ele.
Para quem não quer depender apenas do movimento econômico para conseguir crescer, uma alternativa é oferecer aos clientes opções mais baratas de produtos. "É a hora de investir em itens exclusivos, ou de marca própria", afirmou Couto. A rede HiperMix, por exemplo, investiu recentemente R$ 5 milhões para a instalação de uma fábrica para produzir 35 itens que carregarão o nome da rede.
Quem também aposta na marca própria é o Grupo Pão de Açúcar (GPA). Através do Qualitá, a empresa promete preços até 20% mais baratos e aposta nesse nicho para conseguir elevar as vendas este ano. No Supermercado Hirota, investir em um cardápio de comida pronta para ceia é a aposta para tentar avançar, em 35% as vendas este ano.
Veículo: Jornal DCI