Desempenho é o pior da série histórica analisada pela Associação Brasileira de Supermercados.
As vendas nos supermercados brasileiros caíram 1,9% entre janeiro e dezembro de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. Divulgado nesta manhã pela Associação Brasileira de Supermercados, o resultado é o pior da série histórica desde 2004, segundo pesquisa da entidade.
De acordo com a Abras, a queda é reflexo do aumento do desemprego e da diminuição da massa salarial, como ocorrências do cenário econômico sensível pelo qual o País atravessou no ano passado.
No último mês de 2015, a queda nas vendas do varejo supermercadista atingiram 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, em número já deflacionado. Em valores nominais, o índice de vendas subiu 5,81%.
As vendas no setor acumulam sucessivas quedas desde julho do ano passado, quando o índice Abras iniciou a sequência negativa (0,2%).
Projeção
Para este ano, a estimativa da entidade é de uma nova queda nas vendas, desta vez de 1,8%.
"O ano está apenas começando e o setor supermercadista continuará a trabalhar diversas oportunidades para incentivar as vendas e impulsionar o consumo, junto com nossos parceiros da indústria. Mas a previsão é de que os resultados sigam negativos", diz Márcio Milan, vice presidente da Abras.
Veículo: Site DCI