Três empresas sediadas no Estado estão entre as 20 maiores.
Minas Gerais novamente é destaque no setor supermercadista brasileiro. Três empresas do Estado, assim como no ano passado, apareceram entre as 20 maiores do País de acordo com o Ranking Abras/SuperHiper 2016, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Supermercados BH subiu uma posição na lista e, novamente, foi o melhor colocado entre os mineiros, figurando no Top 10, em sétimo lugar, com um faturamento bruto de quase R$ 4 bilhões em 2015.
Mas não foi somente o grupo que leva o nome da capital mineira que evoluiu no ranking. A DMA Distribuidora, que abrange EPA, Martplus e Via Brasil, também ganhou uma posição e encerrou o ano em 11º lugar. O mesmo ocorreu com a Multiformato Distribuidora S/A, que engloba o Apoio Mineiro e o Super Nosso, que saiu da 17ª para a 16ª colocação. O ranqueamento tem como base os resultados apresentados pelos empreendimentos no ano passado.
Em 2015, o Supermercados BH expandiu mais a sua marca e chegou a 149 lojas próprias, em 34 cidades de Minas Gerais, o que o tornou a maior rede supermercadista do Estado. No último ano, foram abertas 14 novas unidades. O crescimento, segundo o grupo, deve-se à visão de futuro, gestão eficiente e proximidade com colaboradores e clientes.
Segunda melhor colocada no Estado, a DMA teve um faturamento bruto de cerca de R$ 2,636 bilhões, encerrando 2015 com 109 lojas. Em 2014, o grupo havia faturado R$2,317 bilhões.
Quem também teve motivos para comemorar foi a rede de supermercados Apoio Mineiro/Super Nosso, que, mesmo com a crise econômica acentuada no País, conseguiu um crescimento real estimado em 5% no ano passado. O faturamento bruto da rede, que conta com 37 lojas, foi próximo de R$ 2 bilhões.
“É muito importante esse resultado. Ficamos satisfeitos. Sabemos do cenário político e econômico do Brasil, e, mesmo diante das dificuldades, a gente subir no ranking e conseguir crescer é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e de que o consumidor reconhece as marcas Apoio Mineiro e Super Nosso como diferenciais. A consequência disso é o nosso crescimento”, avalia o superintendente comercial e de operações do Grupo Super Nosso, Rodolfo Nejm.
Segundo Nejm, a aproximação estratégica junto aos fornecedores foi fundamental para o grupo atingir o desempenho positivo. A medida permitiu à rede oferecer produtos de qualidade com preços atrativos para o consumidor, o que contribuiu para o aumento do faturamento. Para 2016, o foco é em mais crescimento. De acordo com o superintendente, o grupo programa abrir três novas lojas na região metropolitana e expandir o alcance do serviço Super Nosso em Casa (vendas online).
“O Super Nosso em Casa vem tendo muito sucesso. O cliente tem comprado muito por meio do nosso site ou por telefone. O serviço cresceu bastante em 2015. Neste ano, vamos abrir mais uma loja do Apoio, outra do Super Nosso e uma nova unidade do Momento Super Nosso”, detalha Nejm, que estima uma geração de 450 vagas com os empreendimentos.
Em 2015, o setor supermercadista brasileiro obteve um faturamento de R$ 315,8 bilhões, um crescimento nominal de 7,1% na comparação com 2014, segundo a 39º edição do Ranking Abras/SuperHiper. O resultado do setor representou 5,4% do PIB. Só as 20 maiores empresas faturaram juntas o equivalente a R$ 201,7 bilhões.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG