A Abras, associação de supermercados, apurou queda de 1,2% no volume de produtos vendidos no setor de varejo alimentar, farmácias e em bares em 2015 em relação ao ano anterior. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira pela Abras e é realizada pela Nielsen. Trata-se da maior queda desde a ascensão da nova classe média, disse Lenita Mattar, gerente de atendimento da consultoria Nielsen.
A consultoria faz levantamento desde 1994, mas não tinha dados nesta manhã sobre a série histórica. “É a maior queda desde 2000, pelo menos”, afirmou.
Por segmento, em 2015, a queda foi de 4,8% no volume vendido em bares, alta de 0,7% em farmácias e queda de 4,5% em mercearias e padarias. Hipermercados tiveram queda de 0,6% e supermercados tradicionais alta de 2,4% em 2015.
Segundo a Abras, o consumidor já está no último degrau entre as ações que pode tomar para se proteger da crise. A fase atual é de corte da lista de compras, identificada nos últimos meses e que deve continuar em 2016.
“Já passamos pela fase de troca de marcas, redução no volume comprado, e mudança de canais de compra. Estamos na última fase possível que é deixar de comprar”, disse ela.
Veículo: Jornal Valor Econômico